LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Família Steam: plataforma começa a avisar usuários sobre o fim do antigo Compartilhamento de Biblioteca

08 de novembro de 2024 2

Atualização (08/11/2024) - GS

No início de setembro, a Steam lançou oficialmente o "Família Steam", uma nova forme de compartilhamento de bibliotecas que trazia algumas melhorias em relação ao modelo antigo, mas que também é muito mais restrita, já que somente usuários que moram na mesma residência estão autorizados a participar de uma Família.

Na ocasião, a plataforma informou que os usuários ainda poderiam continuar usando o modelo anterior, mas que eventualmente ele seria descontinuado e todos teriam que aderir à Família Steam.

Esta semana, a Steam passou a exibir uma mensagem nos jogos compartilhados pelo modelo antigo, onde afirma que o o recurso de compartilhamento de biblioteca será descontinuado no início de 2025 e caso o usuário queira continuar o compartilhamento dos jogos, terá que criar ou entrar em uma Família Steam.

Foto: Guilherme de Souza / TudoCelular

Ainda que uma data exata não tenha sido definida, estamos a poucos dias da chegada de 2025, o que significa que os usuários não terão muito tempo para se readequar ao novo modelo.

Além da exigência de que os usuários devem morar na mesma residência para usar o Família Steam, o novo recurso permite que até cinco membros participem do grupo. Com o recursos, os usuários podem acessar os títulos da biblioteca de um dos membros e jogá-los, mesmo quando o dono da biblioteca estiver online e jogando outro título.

Você gostou da nova Família Steam?

Texto original (12/09/2024)

A Valve continua a avançar com o substituto do Family Sharing, que permitia a união com outras contas para o compartilhamento de biblioteca. Agora, com o foco na “família”, o novo Família Steam está sendo implementado para todos os usuários da plataforma após alguns meses testando sua beta.

A nova versão traz as opções conhecidas do Steam Family Sharing e também no Steam Family View, enquanto atualizam as suas funções para fazer com que fique ainda melhor essa novidade. Basicamente, essa nova versão permite convidar até cinco membros para sua Família Steam e você pode jogar jogos das bibliotecas compartilhadas sem problemas.

Além de acessar os jogos que possuem compatibilidade com o Família Steam, os membros da família podem jogar o jogo de outra pessoa, mesmo que o dono esteja usando a biblioteca dele. Em uma nova divulgada no seu blog falando sobre a nova função, o Steam diz o seguinte:

Na próxima vez que você fizer login no Steam, essa nova 'biblioteca familiar' aparecerá na coluna da esquerda como uma subseção da sua lista de jogos. Você mantém a propriedade dos seus títulos atuais e quando você compra um novo jogo, ele ainda aparecerá na sua coleção.

Contudo, apesar de facilitar a jogatina de títulos presentes na biblioteca de terceiros, para mais de um membro jogar o mesmo jogo compartilhado, será necessário ter mais de uma cópia. Por exemplo: se você tem três pessoas em sua Família Steam e duas cópias de Helldivers 2, somente duas pessoas poderão jogar ao mesmo tempo.

Além disso, o atual Family Sharing ainda existe e quem usa ele, poderá usar por mais algum tempo, mas a funcionalidade será descontinuada em um futuro próximo, segundo a Valve em um vídeo divulgado. Veja:

Por fim, mas não menos importante, a nova versão traz um controle parental aprimorado, com diversas permissões que ajudarão a monitorar tempo de jogo, restrições de compras e conversas em chat e muito mais.

As Família Steam são compostas de adultos e também crianças, ou seja, as crianças possuem funções limitadas, enquanto os adultos contam com as seguintes ações:

  • Permitir acesso a jogos apropriados

  • Restringir o acesso à Loja Steam, Comunidade ou Chat de Amigos

  • Definir limites de tempo de jogo (por hora/diário)

  • Ver relatórios de tempo de jogo

  • Aprovar ou negar solicitações de contas de crianças para tempo de jogo adicional, ou acesso a recursos (temporário ou permanente)

  • Recupere a conta de uma criança caso ela tenha perdido a senha

Caso uma criança da Família Steam deseje comprar um jogo, ele enviará uma solicitação aos adultos responsáveis pelo grupo. A partir disso, será possível optar por adquirir ou não o jogo para a conta do menor de idade.

Imagem: Steam

E aí, gostou das mudanças e já está usando a nova versão? Conta aí! E aproveite para verificar também as novidades mais recentes sobre o Steam.

Veja também


2

Comentários

Família Steam: plataforma começa a avisar usuários sobre o fim do antigo Compartilhamento de Biblioteca
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa