Tech 11 Set
Estamos cada vez mais próximos do lançamento do PlayStation 5 Pro, o novo console da Sony que chegará com novos recursos de IA, como PSSR, Ray Tracing melhorado e um hardware um pouco aprimorado. O console também foi anunciado pela pequena bagatela de US$ 599 (R$ 3.953,70 em conversão direta sem impostos).
Infelizmente, o console não foi tão bem recebido, pois foi taxado de “desnecessário” por muitos usuários, enquanto outros levantavam uma questão que por vários meses se reforçou como rumor: a GPU do PS5 Pro equivale a qual placa de vídeo do mercado atual?
Os mais recentes rumores sobre o videogame, antes de seu anúncio oficial, apontavam para um desempenho parecido com o da placa de vídeo da AMD, o Radeon RX 7700XT, mas é importante ter algo em mente: por mais parecido que possa ser com determinada GPU, as configurações de um console costumam ser “únicas” para se adaptarem.
Contudo, o PS5 faz uso de um chip desenvolvido pela AMD e que usará tecnologias avançadas de Ray Tracing que estarão presentes nas placas da marca apenas no próximo ano. Atualmente, com a confirmação de algumas das novidades do videogame, é possível dizer que ele está próximo de uma Radeon RX 7800 XT.
A placa de vídeo é uma intermediária que, apesar de não ser muito famosa entre os consumidores, ela ainda entrega um bom desempenho e qualidade em muitos jogos recentes.
Porém, ainda considerando suas tecnologias de Ray Traycing e Machine Learning, que não estão presentes nas placas da AMD ainda, é mais seguro comparar com GPUs da NVIDIA. Segundo um dos profissionais do Digital Foundry em entrevista ao IGN o novo videogame está mais perto de uma GeForce RTX 4070.
Enquanto isso, a RTX 4060 está mais próxima de um PS5 base atualmente, desconsiderando, é claro, o Machine Learning e Ray Tracing. E você? O que espera do novo videogame? Os profissionais também dizem que precisaria de um milagre para o console rodar GTA 6 com 60 FPS.
Comentários