Tech 25 Set
Em seu evento Meta Connect, realizado nesta quarta-feira (25), a Meta apresentou o seu primeiro protótipo de óculos inteligentes de realidade aumentada. O Orion chega como um vestível completamente holográfico.
O acessório havia sido introduzido pela empresa há cinco anos, ainda com o nome de “Projeto Nazare”. Nesta nova etapa, a intenção da companhia é que seus funcionários e pessoas selecionadas possam utilizar o produto, para que uma linha destinada aos consumidores seja criada posteriormente.
A Meta considera o Orion como “os óculos de realidade aumentada mais avançados já criados”. As imagens são geradas por meio de microprojetores integrados, que geram hologramas pelas lentes. O wearable é capaz de criar conteúdos 3D e 2D para visualizar diretamente no mundo real.
Na parte de Inteligência Artificial, o Orion também vem integrado com uma ferramenta de IA contextual, a fim de uma melhor interação e uma compreensão superior sobre o que está ao seu redor.
Entre as funcionalidades presentes, estão as mensagens por apps como WhatsApp e Messenger, as chamadas de vídeo sem as mãos e outras interações sem a necessidade de utilizar as mãos. Uma das avançadas está na criação de uma receita culinária ao visualizar os ingredientes na sua geladeira. Para o futuro, também estão previstas versões holográficas de apps como YouTube e Spotify.
Apesar de ter o maior campo de visão do segmento, o ele chega com um design mais sóbrio em relação aos rivais – tais quais o Magic Leap, o Google Glass e o Microsoft Hololens. Na prática, ele não chega a isolar o usuário do mundo externo como um headset completo. Além disso, a Meta garante uma leveza dos seus óculos e a possibilidade de utilizá-lo em ambientes internos e externos.
Até o momento, ainda não há uma previsão de disponibilidade nem preço para o Orion. Contudo, um documento vazado em 2023 dava conta de que a Meta pretendia lançar seus primeiros óculos de realidade aumentada em 2027.
Quais são as suas expectativas para os novos óculos de RA da Meta? Diga para a gente.
Comentários