Economia e mercado 06 Ago
A Samsung segue ampliando suas linhas de produtos no Brasil, com dois novos lançamentos de peso nesta sexta-feira (4). Não estamos falando de celulares como o Galaxy S24 FE ou tablets da linha Galaxy Tab S10, e sim de dois novos fogões que chegam para compor o portfólio de eletrodomésticos inteligentes da marca.
Com os nomes de Série 7 e Série 3, os fogões buscam oferecer uma quantidade bastante considerável de funcionalidades, indo muito além de apenas acender "bocas" ou ligar o forno, ao trazer funções como o modo airfryer, câmera embutida para acompanhar o preparo de alimentos e conectividade Wi-Fi com suporte ao SmartThings.
“O lançamento dos fogões Série 3 e Série 7 complementa a linha de produtos modernos e conectados da Samsung, ao oferecer opções que facilitam o dia a dia e tornam a cozinha mais funcional, auxiliando no preparo de refeições por meio da tecnologia embarcada.” — Gabriel Roz, Head de Home Appliances da Samsung Brasil.
Ambos os modelos trazem muitos pontos em comum, incluindo a presença de 5 bocas, forno com capacidade de 170 litros e acabamento em inox, visor branco, display para visualizar informações do funcionamento e gaveta de 25 litros. O design também é muito similar, com dois queimadores nas laterais e mais um centralizado, opção de uso de chapa para grelhar alimentos na boca central, e cooktop em porcelana na cor preta.
Começando pelo mais robusto (e caro) dos dois, o fogão Série 7 da Samsung tem como grande diferencial a presença de uma câmera interna no forno, que permite o acompanhamento remoto do preparo dos alimentos — ou seja, você pode simplesmente olhar no seu celular se o frango que está assando já chegou ao ponto desejado, por exemplo, sem precisar levantar, ir até a cozinha, ligar a luz do forno e ficar tentando ver através do visor.
Os vídeos do preparo ainda podem ser assistidos nas TVs da marca, e até compartilhados com os amigos, permitindo que você mostre a todos como é um ótimo cozinheiro, ou peça dicas específicas de acordo com cada prato que estiver preparando.
Os botões contam com trava de segurança, precisando ser pressionados para que possam ser rotacionados, e são iluminados quando estão em uso, o que dá uma segurança extra para que você saiba exatamente quais bocas estão acesas.
Outro ponto destacado pela Samsung é a função autolimpeza, que aquece o forno a altas temperaturas para que a gordura acumulada derreta e solte mais facilmente, evitando a necessidade de esfregar ou usar produtos de limpeza caros para remover toda a sujeira após o preparo de alimentos.
Também é possível usar o SmartThings para baixar modos de preparo específicos para determinados tipos de alimento — de forma similar ao que acontece com o download de ciclos nas lavadoras da marca. Estão disponíveis opções como Peru, Frutos do Mar e Brownies, bastando selecionar uma opção para que e o forno ajuste o tempo e a temperaturas ideais.
O fogão Série 7 da Samsung ainda tem a função Air Sous Vide, que faz com que os alimentos sejam cozidos de maneira uniforme, evitando que fiquem ressecados ou passem do ponto. A funcionalidade monitora continuamente a temperatura interna do forno, mantendo-a constante por um longo período. Ele também tem a função Air Fry, que combina uma bandeja especial com circulação de ar quente, envolvendo os alimentos de maneira ideal e sem precisar de pré-aquecimento.
Para preparos mais específicos, existem ainda funções como a Convecção para Vegetais, que promete preservar as texturas e sabores dos vegetais. Já a Convecção Direta usa a resistência posicionada junto à ventoinha para distribuir o calor por todo o forno de maneira uniforme, mantendo a temperatura constante e fazendo com que os pratos sejam cozidos rapidamente e de forma completa, independentemente de onde estejam ou de seu tamanho.
Por fim, a Chapa Reversível dá mais uma opção de uso para o fogão, que permite preparar alimentos em uma superfície lisa ou estriada, conforme a necessidade — como fritar um bife ou um hambúrguer, por exemplo.
O aparelho é vinculado ao SmartThings Food, com economia de tempo e simplificação do preparo na cozinha. A tecnologia se adapta aos modos de uso mais frequentes e recomenda receitas personalizadas, criando até planejamentos semanais de refeições. Além disso, a funcionalidade oferece uma experiência de cozimento guiada e que facilita as compras.
Como esperado, o fogão Série 3 é ligeiramente mais simples que o Série 7, perdendo a câmera interna no forno, o dial para controle do forno e a função Culinária Favorita, mas ganhando um painel touch maior e teclado numérico para definir timer e temperatura de atuação do forno.
As cinco bocas permanecem com a mesma potência, assim como o forno. Porém, por trazer um sistema de vedação menos robusto no forno, não temos aqui a função Air Sous Vide, mas ele permanece com suporte ao modo Air Fry para fritar alimentos de forma mais saudável.
Outros destaques incluem o puxador embutido com design minimalista, o acabamento com maior resistência a marca de dedos, a função autolimpeza para facilitar a remoção de gordura, os queimadores duplos de latão com até 4,1 kW e, claro, a conectividade Wi-Fi com suporte a integração ao SmartThings para controle remoto, acompanhamento de preparo de alimentos e download de receitas.
Os novos fogões Samsung Série 3 e Série 7 já estão disponíveis na loja online da marca, em opção única de cor inox, com preços sugeridos de R$ 13.683,16 e R$ 18.946,32, respectivamente. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros no cartão de crédito.
Comentários