Economia e mercado 21 Out
A Qualcomm é conhecida pelos seus processadores para celulares Snapdragon, mas é muito mais do que isso. Uma das categorias onde a companhia mais se destaca é na de plataformas de rede, e ela acaba de apresentar a nova Networking Pro A7 Elite, destacada como "a primeira plataforma comercial a revolucionar a conectividade de rede com Edge AI".
No geral, o que temos de novidade é que, em vez de contar com um modem Wi-Fi e um processador simples para gerenciar as conexões, a nova plataforma da Qualcomm traz grande foco em processamento de Inteligência Artificial, buscando usar funções de IA para otimizar a rede e turbinar os dispositivos conectados, inclusive com o uso de IA generativa.
Em termos técnicos, a plataforma traz CPU quad-core com clock de até 1,8 GHz, suporte a RAM DDR3L ou DDR4, memória flash nos formatos NOR, NAND ou eMMC, NPU Qualcomm Hexagon com capacidade para 40 TOPS (trilhões de operações por segundo) de IA no padrão INT8, fabricação no processo de 14 nm e acesso à suíte de desenvolvimento Qualcomm AI Stack.
O chip ainda possibilita acesso a redes Wi-Fi 7 — com suporte a picos de 33 Gbps e configuração em até quatro bandas —, com possibilidade de incluir conectividade Bluetooth, 5G e redes Zigbee/Thread.
De acordo com a Qualcomm, a ideia é ampliar as possibilidades para as fabricantes, integrando elementos-chave para que tudo possa ser feito da forma mais otimizada possível, tanto em termos de funcionalidades quanto em escalabilidade.
"Com o Networking Pro A7 Elite, orgulhosamente lançamos a era da rede de IA, uma continuação de nosso longo foco nos aplicativos e casos de uso mais valiosos para nossos clientes e seus usuários. O Networking Pro A7 Elite integra elementos-chave — da banda larga à antena — incluindo fibra 10G, Módulos 5G, Ethernet, RF-Front End e filtros em uma plataforma integrada. Essa classe de gateways e roteadores traz recursos transformadores de processamento de IA não apenas para gerenciar as demandas modernas das redes Wi-Fi 7 mais dinâmicas, mas também para dar origem a uma nova geração de serviços generativos baseados em IA que podem ser mais contínuos, responsivos, personalizados e ricos em privacidade." — Ganesh Swaminathan, vice-presidente e gerente geral de infraestrutura e rede sem fio da Qualcomm Technologies, Inc.
Dentre as funções de IA permitidas com a nova plataforma da Qualcomm, temos:
- Classificador de tráfego inteligente: a classificação do tipo de aplicativo permite a priorização e otimização do fluxo de tráfego. Combinado com Wi-Fi definido por serviço da Qualcomm, jogos, chamadas de vídeo e streaming conseguem atingir uma redução média de latência de até 50% em ambientes congestionados.
- Aumento de alcance: a otimização do transmissor baseada em IA pode aumentar o alcance do sinal de Wi-Fi, permitindo um aumento de até 2,5 dB na potência de transmissão.
- AIOps de rede: eficiência operacional aprimorada com identificação e registro de falhas de rede baseados em IA.
A Qualcomm já trabalha com várias parceiras para o uso da Networking Pro A7 Elite, incluindo nomes como Nokia e Cisco, além de operadoras como T-Mobile e EE. A plataforma está em fase final de testes, e novos detalhes serão divulgados durante a Network X, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro em Paris.
Comentários