Economia e mercado 27 Set
A situação da infraestrutura para recarga de carros elétricos ainda carece de melhoras. Entretanto, parece que isso já está acontecendo, se levarmos em conta os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O estudo mostra que a rede de postos de recarga aumentou 179% em comparação com o ano passado.
De acordo com o levantamento, essa expansão ocorreu devido ao crescimento das vendas de veículos eletrificados. Nesse sentido, vale destacar que mais de 122 mil automóveis leves foram emplacados no período entre janeiro e setembro de 2024. O Brasil, inclusive, pode se tornar um dos principais mercados da América Latina.
A projeção é de que o país ultrapasse a marca de 150 mil modelos de carros elétricos ainda este ano. Ricardo Bastos, presidente da ABVE, comentou sobre o cenário:
A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviços.
Bastos acredita que o crescimento da eletromobilidade está fazendo com que o ecossistema se torne mais próspero. No caso, várias empresas começaram a atuar em segmentos distintos da cadeia produtiva. Os veículos elétricos representaram 70% das vendas realizadas no período entre janeiro e setembro deste ano, com 86.326 exemplares.
Os modelos do tipo plug-ins mostraram bons números e tiveram um crescimento de 56.83% em relação com o mês de agosto de 2023. Quanto ao número de eletropostos, o oitavo mês do ano registrou um total de 10.622, sendo bem superior aos 3.800 de agosto de 2023.
Vale lembrar que a BYD conseguiu bons números de vendas com seus carros elétricos no Brasil e a Intelbras anunciou uma estação de recarga rápida para essa categoria de automóveis recentemente.
Comentários