Economia e mercado 21 Nov
Atualização (03/12/2024) - RS
O Lenovo Legion Go S foi confirmado recentemente pela fabricante de forma acidental. A princípio, trata-se de um console portátil que deve ser lançado como uma opção mais acessível e além de algumas possíveis especificações técnicas, agora foram reveladas algumas renderizações do produto com o seu design.
De modo geral, o equipamento foi mostrado na cor branca e ficou com visual parecido com o de outro portátil, o ROG Ally, da Asus. Mas, é possível notar grandes diferenças como uma parte inferior mais arredondada, saída de alto-falantes com aspecto diferente e o botão direcional com uma aparência distinta.
Na parte traseira, podemos notar as saídas de ar para contribuir para o resfriamento do dispositivo, enquanto a região de cima traz não somente os botões e gatilhos, como também duas portas USB-C, um botão de liga/desliga do mini PC Gamer e os botões de volume do aparelho.
Em comparação com o Legion Go tradicional, as diferenças são bem notáveis, com botões distribuídos de outro jeito e o D-Pad sendo um elemento diferente novamente. As especificações ainda não foram reveladas, mas espera-se que esse produto chegue ao mercado equipado com o processador AMD Ryzen Z2, sucessor do que equipa o console portátil da ASUS.
Outro detalhe que deve mudar com esse novo aparelho é a adoção de controles fixos, diferente dos destacáveis implementados na geração anterior. A data de lançamento, por sua vez, ainda é um mistério, assim como as demais especificações técnicas do modelo. Entretanto, ele deve ser apresentado pela companhia durante a CES 2025.
Ainda sobre portáteis, vale a pena conferir a patente de um modelo dobrável registrado em patente pela Samsung para essa categoria.
Atualização (29/11/2024) - GS
Já faz um tempo que temos ouvido rumores de que a Lenovo está trabalhando em novos dispositivos da linha Legion Go, com o último rumor indicando que três novos portáteis receberam certificação.
Ao investigar vazamentos anteriores, nos deparamos com um modelo chamado Legion Go S 8ARP1, que segundo rumores, deve ser o suposto “Legion Go Lite”.
A Lenovo tem desenvolvido esse dispositivo há meses, então não seria uma surpresa se ele fosse laçado em breve. Ao que parece, a Lenovo acabou lançando "por engano" o firmware para o Legion Go S 8ARP1, um sistema que ainda não está disponível no mercado.
A data do firmware é de 4 de novembro, confirmando os rumores anteriores de que o dispositivo contará com uma APU Rembrandt da AMD.
O firmware menciona especificamente essa APU, não deixando dúvidas de que o Legion GO S irá incorporar as arquiteturas Zen 3+ e RDNA 2. De qualquer forma, ainda resta saber as configurações exatas de núcleos de CPU e GPU.
Como sabemos, a linha Ryzen Z2 terá três configurações: Rembrandt (como neste dispositivo), Hawk Point e Strix Point. Espera-se que todos tenham 8 núcleos de CPU, mas variam em arquitetura, incluindo Zen 3+, Zen 4 e Zen 5. Da mesma forma, os gráficos incluirão arquiteturas RDNA2, RDNA3 ou RDNA3.5. Vale notar que nenhum BIOS está disponível atualmente para os sistemas 8AHP2 e 8ASP2.
O Legion Go S já havia aparecido em vazamentos como um portátil para jogos branco sem controles removíveis, sendo uma grande mudança em relação ao Legion Go equipado com Ryzen Z1 Extreme, que inclui esse recurso. Ele foi claramente projetado para ser um produto mais econômico. A única questão é quão mais barato ele será em relação ao modelo original?
Espera-se agora que a AMD apresente suas APUs Ryzen Z2 para portáteis de jogos na CES 2025 no início de janeiro. A Lenovo provavelmente anunciará seus sistemas Legion Go de próxima geração logo em seguida
Texto original - 22/10/2024
Parece que a família do Lenovo Legion Go está pronta para aumentar, visto que três novos portáteis da linha foram encontrados em um novo documento de certificação. Além do já conhecido Legion Go S, mais dois outros dispositivos, que possivelmente contam com uma APU AMD Strix Point, podem estar a caminho do mercado.
Atualmente, o Legion Go é o único portátil focado em jogos que a Lenovo lançou até o momento e agora a empresa tem mostrado sinais de que deseja expandir seu portfólio de produtos. O que por sua vez é natural, visto que a demanda por PCs portáteis está crescendo cada vez mais com o passar dos dias.
Recentemente, a NITTRIX havia revelado o corpo de um possível “Legion Go Lite”, reforçando que a empresa não estaria ficando para trás em comparação com outras rivais, como MSI, ASUS e até mesmo a Valve, no desenvolvimento de novos dispositivos portáteis mais atualizados.
Além do possível Legion Go Lite, agora temos a descoberta dos três novos dispositivos feita pelo site ITHome, que encontrou a empresa certificando os novos modelos com a Comissão Econômica Eurasiática (EEC) na Rússia.
Vale destacar que o Legion Go, o primeiro portátil, conta com um número de modelo “8APU1” e as novas descobertas que foram certificadas pela Lenovo apresentam os seguintes registros: 8ARP1, 8ASP2 e 8AHP2. Embora não haja mais informações ainda sobre os aparelhos, seus números podem ajudar a sugerir algo.
O 8ASP2 pode significar que será um dispositivo de segunda geração que conta com uma tela de 8 polegadas (assim como o Legion Go) e uma APU AMD Strix Point. Eqnquanto isso, o '8AHP2' deve representar o mesmo, mas trocando a CPU por uma APUs AMD Hawk Point. E aí, o que acha disso? Aproveite e confira mais notícias da Lenovo.
Comentários