Segurança 30 Out
Se você é usuário do Windows há muito tempo ou nunca se deparou com o equivalente a uma tela BSOD (Tela Azul da Morte) no Linux, pode ficar surpreso ao descobrir que o kernel do sistema, na verdade, não tinha algo do tipo até pouquíssimo tempo. E agora, o novo recurso pode ganhar suporte em placas AMD.
Em 2023, houve um grande esforço por parte da comunidade para implementar uma tela de erro semelhante ao BSOD do Windows a fim de ajudar usuários mais iniciantes. Afinal, apesar de “trágico”, o recurso pode ajudar a identificar erros.
Foram então que surgiram duas soluções: uma tela “systemd-bsod’, para cobrir erros de espaço do usuário, e uma função “DRM_Panic”, para problemas no kernel e para erros que travam a interface e tornam o sistema inoperante.
O problema é que essas telas de erro DRM (Gerenciador de Renderização Direta) dependem do suporte de um driver. E até então, não eram suportadas por placas de vídeo fabricadas pela AMD. Mas isso terá uma mudança em breve!
De acordo com o portal Phoronix, os últimos drivers AMDGPU trazem suporte as telas de erro DRM_Panic do Linux, com chances de serem integradas ao kernel principal do sistema em breve. O trabalho neste suporte está acontecendo desde o início de outubro, pelas mãos de Alex Deucher; um dos principais desenvolvedores que trabalham para o laboratório AMD Open Source.
A versão 6.13 do kernel principal do Linux está programada para ser lançada no próximo mês de novembro, então ainda há dúvida se contará com o suporte. De qualquer forma, são boas notícias para o mundo Linux.
Comentários