Tech 30 Out
A empresa System76 anunciou nesta quinta-feira (31) o Thelio Astra. Conforme noticiado pelo portal 9to5Linux, a companhia que costuma lançar produtos de hardware para Linux se aliou à Ampere Computing para apresentar o seu primeiro equipamento baseado em ARM e é focado em desenvolvedores.
Em geral, esse computador é indicado para pessoas que trabalham em veículos autônomos, sistemas de segurança autônomos e desenvolvimento de veículos definidos por software para testes e simulações nativos na mesma arquitetura que as Unidades de Controle Eletrônico automotivas (ECUs) baseadas em ARM.
Tony Rosella, gerente de produto da System76, comentou sobre a novidade:
A System76 está revolucionando a computação moderna primeiro com seu desktop de energia Thelio Mega AI / ML e agora com o Thelio Astra, um desktop de desenvolvedor de braço projetado para atender às demandas de desenvolvimento de veículos autônomos. Criamos esta estação de trabalho otimizada construída em torno dos poderosos processadores Ampere e projetada para os desafios exclusivos dos desenvolvedores automotivos.
Em relação às especificações, o Thelio Astra vem com um processador Ampere Altra AArch64 (ARM64) com 12 núcleos rodando em frequência de 3,0 Ghz. Na parte gráfica, o equipamento vem com uma placa de vídeo NVIDIA RTX 6000 Ada. Ele suporta até 512 GB de memória RAM DDR4 de 8 canais a 3200 MHz ECC, bem como 8TB de armazenamento em SSD NVMe M.2 PCIe 4.0.
Joe Speed, da Ampere, também falou sobre o novo lançamento da companhia:
A paridade nativa de ponta a ponta é o que a indústria automotiva precisa para fornecer software de melhor qualidade com mais rapidez. Este desktop de 128 núcleos executa dezenas de ECUs virtuais executando milhares de testes de unidade. O System76 está democratizando o desenvolvimento de AV e SDV, colocando esse poder nas mãos do desenvolvedor, diretamente em sua mesa.
Disponibilidade e preço
O novo Thelio Astra estará disponível para compra a partir de 12 de novembro deste ano e chegará rodando o Ubuntu 22.04 ou Ubuntu 24.04 LTS.
Confira também: o fim do suporte de Apex Legends para Linux e o lançamento do Fedora Linux 41.
Comentários