Jogos 04 Nov
Atualização (04/11/2024 às 12h15) — Renan Dores
Seguindo o primeiro unboxing do PS5 Pro publicado antes da hora, novos vídeos destrincharam o console premium da Sony por completo, mostrando não apenas os componentes internos, como também revelando a ficha técnica completa. Conforme apontam as informações, a novidade contará com memória extra dedicada ao sistema, além de GPU com potência aparentemente inferior à esperada, ainda que haja uma boa explicação.
O primeiro dos vídeos tem origem aqui no Brasil, pelo canal da loja paulista TAG, que realizou o desmonte do PS5 Pro para analisar eventuais mudanças feitas pela Sony. No geral, com exceção de alguns ajustes em virtude do tamanho maior e da mudança de design, não há diferenças notáveis em relação ao PS5 Slim. Até mesmo o chip, mais encorpado, não parece ser tão maior — o teardown é um ponto importante para que tenhamos melhores comparações no futuro.
A publicação acaba sendo complementada por mais vídeos de unboxing que começaram a ser divulgados nesta segunda-feira (4), em particular do canal Digital Foundry. Nos manuais, há a lista completa de especificações, que seguem o esperado com exceção de dois pontos: a memória e a GPU.
No caso da memória, o material oficial revela que, acompanhando os 16 GB de RAM GDDR6, há 2 GB de RAM DDR5 adicionais. Segundo o que vazamentos haviam sugerido, essa memória extra é destinada exclusivamente a rodar o sistema, liberando mais dos 16 GB para que os desenvolvedores de games possam aproveitar melhor o console.
Já a situação da GPU é mais curiosa: é indicado que os gráficos do PS5 Pro atingem 16,7 TFLOPs de poder computacional, praticamente metade dos 33,5 TFLOPs apontados por vazamentos. Se em um primeiro momento os números soam estranho, há uma boa explicação para isso, especialmente se a Sony tiver realmente optado por usar as mais modernas arquiteturas RDNA 3 e RDNA 4, em vez da RDNA 2 do PS5 original.
Desde a estreia das placas Radeon RX 7000, com arquitetura RDNA 3, a AMD utiliza uma técnica chamada "Dual Issue Stream Processor", em que dois conjuntos de núcleos são combinados para turbinar o processamento em algumas tarefas que utilizem formatos de dados FP32. Com isso, a gigante passou a listar a contagem de TFLOPs em números duas vezes maiores que o esperado a partir do cálculo tradicional.
Official PlayStation 5 Pro Specs:
— @Zuby_Tech_Pro (@Zuby_Tech) November 2, 2024
• CPU: AMD Zen 2 8 Cores, 16 Threads
• GPU: 16.7 TFlops
• 16GB GDDR6
• 2GB GDDR5#PlayStation5Pro #PS5Pro #WitnessPlayUnleashed #PlayStationSpectralSuperResolution #PSSR #PlayStation pic.twitter.com/j2OEYcR2zI
A questão é que, mesmo também utilizando dados FP32, essa técnica basicamente não oferece qualquer benefício para jogos, valendo observar no fim das contas o número original, antes de ser dobrado. Diante disso, há duas possibilidades: a Sony optou por não habilitar o Dual Issue Stream Processor no PS5 Pro, ou escolheu utilizar um número mais representativo dos ganhos sobre o console padrão, de cerca de 67%.
Seja como for, não falta muito para entendermos melhor o que está acontecendo — o PlayStation 5 Pro começa a ser vendido globalmente, inclusive no Brasil, nesta quinta-feira, 7 de novembro. Vídeos mais técnicos com análises aprofundadas devem ser postados até lá.
Texto original — 01/11/2024
Já disponível em pré-venda, com previsão de ser disponibilizado globalmente no próximo dia 7 de novembro, o PlayStation 5 Pro é amplamente esperado por vários fãs da marca. E agora, de forma antecipada, a nova versão do console acaba de ter seu unboxing vazado.
Como já era esperado, o processo de unboxing não nos revela muitas novidades. Ao abrir a nova caixa de papelão do console, vemos apenas mais algumas divisões de papelão, alguns cabos, um controle de PS5 e o próprio videogame, é claro. Confira o vídeo a seguir:
Para quem quiser conferir os detalhes da caixa do PlayStation em melhor qualidade, algumas imagens do item também já estão circulando na mídia, inclusive em sua versão em português. Como já era esperado, a caixa do novo modelo também não traz menção à resolução 8k. Clique nas imagens para ampliar:
Novo lugar para a bateria CMOS
Além do novo vídeo, uma foto compartilhada no Reddit mostra uma unidade aberta do novo console. A imagem sugere um fácil acesso a bateria CMOS. Confira:
Até o momento, não se sabe de fato o que há nesse local, mas a grande maioria acredita que seja a bateria CMOS. Com a mudança, a reposição do componente seria tão fácil quanto a do SDD, sendo necessário apenas tirar um parafuso.
A bateria é o que garante que configurações básicas do console, como o horário e outros ajustes definidos, permaneçam salvas. No passado, uma grande discussão indicava que se a bateria falhasse no PlayStation 4, os jogos parariam de funcionar – mas o problema já foi resolvido pela Sony.
Além disso, caso se confirme, esta seria uma grande alteração de projeto em relação ao próprio PlayStation 5 “comum”. Afinal, em desmontagens anteriores, vimos que a bateria ficava completamente escondida embaixo do dissipador de calor do console, sendo necessário desmontar o PS5 completamente para realizar a troca.
Comentários