![DRM Panic do Linux passa a ser suportado por GPUs AMD atuais](https://css.tudocdn.net/new_files/img/shim.gif)
Tech 30 Out
04 de novembro de 2024 2
Novidades para os usuários de máquinas com sistema Linux. Conforme noticiado pelo Wccftech, o driver MESA 24.3 foi liberado e traz não somente uma correção importante, como também um acréscimo de desempenho. Anteriormente, o chamado RADV mostrava uma performance inferior à do driver AMDVLK/AMDGPU-PRO.
Isso acontecia há mais de 2 anos quando o usuário ativava alguns dos modos do FSR 2. Agora, a equipe da Valve responsável por desenvolver essa solução para o problema, liberada por meio do update. Samuel Pitoiset, o engenheiro responsável por identificar e solucionar o problema depois de alterar algumas linhas de código, divulgou a novidade.
Para quem não sabe, o RADV é um driver Vulkan de código aberto e se tornou popular por causa disso, podendo ser usado com as placas de vídeo da AMD. Com o problema corrigido, a situação envolvendo o desempenho dos componentes melhorou consideravelmente em comparação com o driver antes da correção ser lançada.
Com o lançamento da atualização, a performance chegou a mostrar um aumento de 228% nas GPUs com tecnologia RDNA 3 quando o FSR 2 está ativado. Portanto, quem possui o produto da AMD com suporte a esses recursos e utiliza o sistema Linux, pode buscar pela atualização, já disponível oficialmente e que faz parte do MESA 24.3.
Confira também: a recente reclamação dos usuários a respeito do driver gráfico da AMD, que tem ficado grande demais. A marca vermelha, inclusive, apresentou uma nova ferramenta de depuração de driver no início do mês de outubro, mas o seu foco é somente para desenvolvedores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários