LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Linux Mint ganhará novo modo de luz noturna no Cinnamon e suporte a notebooks da Framework

07 de novembro de 2024 4

Em publicação realizada esta semana em seu blog oficial, o time de desenvolvimento do Linux Mint revelou as novidades que deverão chegar em breve para a distro. Entre elas, foram listadas um novo modo de luz noturna e suporte a notebooks modulares da Framework.

Imagem: reprodução

Com previsão de lançamento para o próximo mês de dezembro, próximo ao feriado de Natal, o Linux Mint 22.1 deve ser lançado com a ainda inédita versão 6.4 do Cinnamon; ambiente de trabalho. E além das novidades da própria interface, a equipe de desenvolvimento está prometendo um novo recurso de luz noturna.

Apelidado de Night Light, a nova função deverá substituir a atual implementação do Redshift, presente no menu de configurações de algumas versões atuais do sistema. O novo modo funcionará reduzindo a quantidade de luz azul emitida pela tela, buscando reduzir o cansaço visual do usuário, e funcionará em sessões Wayland e X11.

Além do modo, a 22.1 deve trazer uma nova caixa de diálogo “Forçar Encerrar” para aplicações congeladas que pararam de responder, botões de mídia modernizados, novo status applet, e notificações, animações e menu principal melhorados.

Mas a postagem ainda traz mais uma novidade. A equipe do Linux Mint revelou que irá trabalhar em parceria com a Framework para fazer com que as versões futuras do sistema sejam totalmente compatíveis com o hardware dos notebooks da empresa – o que pode ser um desafio a parte, já que a Framework é responsável por desenvolver notebooks modulares, com peças permutáveis.

“Eles querem atingir compatibilidade total com o Linux Mint e o Cinnamon desktop. Isso também é muito importante para nós porque significa que podemos recomendar esta marca dentro da nossa comunidade sem ter que nos preocupar com problemas de compatibilidade”, disse o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre.

Como mencionado, a nova versão do Mint deverá ser disponibilizada no próximo mês de dezembro, próximo ao dia 25. Ela deverá ser alimentada pelo Kernel 6.8 do Linux e baseada no Ubuntu 24.04.1 LTS, assim como aconteceu na versão 22 ‘Wilma’.

Veja também


4

Comentários

Linux Mint ganhará novo modo de luz noturna no Cinnamon e suporte a notebooks da Framework
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa