Tech 07 Nov
Após ter anunciado a versão 6.2.2 há pouco mais de duas semanas, o KDE Project acaba de revelar o KDE Plasma 6.2.3. A atualização traz melhorias na compatibilidade com hardware e corrige uma série de bugs, e deve melhorar a usabilidade e estabilidade do sistema.
Segundo o registro de alterações divulgado, a novidade promete aumentar o suporte a monitores HDR. Anteriormente, telas compatíveis com o recurso estavam saindo do modo HDR sempre que o usuário ajustava qualquer outra configuração de exibição – como no caso do Acer XV275K P3.
Bugs no Gerenciador de Tarefas também foram corrigidos. O menu de contexto “Forget all” foi melhorado e a falha do widget do Gerenciador, que o deixava lento ao exibir janelas com centenas ou milhares de caracteres no título, foi resolvida.
A nova versão também melhora o comportamento de entrada do PIN para o Bluedevil, o que facilita o pareamento com dispositivos Bluetooth, adiciona suporte para fwupd 2.0 no gerenciador de pacotes Plasma Discover, melhora o suporte do Wayland para a Info Center e mostra corretamente as dicas de ferramenta do Painel de Aplicativos.
A 6.2.3 ainda promete uma melhor usabilidade para o utilitário de captura de tela, permitindo a gravação de uma seção retangular a partir de qualquer display em um arranjo com múltiplos monitores, e corrige um bug que não deixava salvar as gravações em MP4.
A novidade ainda corrige falhas referentes a estilos do avatar do usuário na seção de Usuários, dentro das Configurações do Sistema, e melhora a opção de dar nomes personalizados a dispositivos de áudio.
Para quem quiser conferir todas as melhorias e correções, o KDE Project disponibiliza o changelog completo da atualização nesta página. O update deve chegar em breve aos repositórios estáveis do GNU. A próxima iteração da Plasma 6.2 é esperada para o próximo dia 26 de novembro.
Comentários