Lançamentos 31 Out
Para tornar os seus processadores mais atraentes ao público, a Intel tem investido em tecnologia de GPUs integradas, principalmente com o Core Ultra 5 245K, que embora seja a CPU mais lenta de sua linha, em comparação com o primeiro lote, o processador pode ser uma boa opção devido a seus 14 núcleos e uma iGPU com clock de 1,9 GHz.
Em testes de benchmark realizados no Time Spy, o Intel Xe iGPU com overclock de 3 GHz ofereceu um desempenho interessante, além de demonstrar um ganho significativo em comparação ao padrão. Sem overclock, a GPU cona com apenas 1,9 GHz.
A iGPU que está equipada no Core Ultra 5 245K oferece uma pontuação de 2100 a 2200 em velocidade de estoque nos testes de benchmark do programa 3DMark Time Spy Graphics. Agora, com o overclock realizado pelo usuário “Arabus”, a placa integrada conseguiu alcançar a pontuação total de 3798 em seus testes.
Esse aumento representa 54% de desempenho a mais para o processador. Para alcançar isso, o overclocker precisou usar um sistema de resfriamento mais robusto, que permitiu alcançar a grande pontuação com apenas 64° Celsius de temperatura.
Com esse novo resultado em overclock, é possível comparar a iGPU com a placa de vídeo GTX 1650 para desktop, que conta com uma pontuação de 3531 atualmente. Mesmo sendo uma opção de entrada, ter um desempenho parecido significa que o Core Ukltra 5 245k pode rodar certos títulos em 1080p com uma taxa de quadros razoável.
Importante saber também que, para atingir níveis maiores de overclocking no processador, é necessário ter um sistema de resfriamento AIO mais potente que o comum. Não deixe de conferir outras novidades da Intel e seus produtos aqui.
Comentários