Apple 08 Nov
Os novos Mac Mini da Apple que foram lançados hoje (08/11) em alguns países já conquistaram corações por seu tamanho compacto e visual limpo, mas além de impressionar na parte de fora, os novos dispositivos também possuem novidades por dentro.
Equipado com chips M4 e M4 Pro, os pequenos computadores pessoais agora possuem um SSD removível, algo relativamente novo para esse tipo de produtos. Contudo, para a tristeza de alguns, mesmo que a peça seja removível, isso não significa que é possível fazer uma expansão de armazenamento.
Por não ser soldado diretamente na placa-mãe do Mac Mini, é possível remover o SSD, mas isso não é muito útil para quem espera dar um upgrade no espaço em disco, pois assim como Mac Studio, que também conta com um armazenamento modular, SSDs diferentes daqueles que foram equipados em fábricas não são reconhecidos pelo sistema.
Em um vídeo compartilhado no X (antigo Twitter) que mostra uma rápida desmontagem do dispositivo, é possível ver que o novo Mac Mini conta com dois chips de memória de 128 GB, o que totaliza os 256 GB desta versão, que está sendo vendida pelo valor inicial de US$ 599. Confira o vídeo completo abaixo:
Partial teardown of M4 Mac Mini /w 16GB RAM & 256GB SSD. Interesting revealation: Wifi chip & antenna on the back of bottom air intake. SSD on a daughter board. And even the base 256GB version comes in two chips. No compromise in speed. Theoretically also end user upgradable. pic.twitter.com/vA2vQwkl7J
— HG 阿聻 𓆣 𓇽 (@ohgkg) November 8, 2024
Essa mudança no armazenamento faz com que a Apple não enfrente os mesmos problemas que passou em produtos que usavam apenas um único chip de armazenamento, como foi o caso da variante base do MacBook Air M2 e do MacBook Pro M2 de 13 polegadas.
Por colocar um único chip para ser responsável por todo o armazenamento resulta em uma perda de velocidade na leitura/gravação dos dispositivos, mas isso não é exatamente uma mudança visível durante o uso diário. Veja outras notícias da Apple e seus produtos.
Comentários