Software 28 Nov
O Google continua testando novidades que fazem uso de IA, como aplicativos, assistentes e até mesmo jogos, como o novo xadrez lançado pela empresa. Diferente dos jogos normais, essa versão conta com a possibilidade de customizar as suas peças por meio do uso de Inteligência Artificial generativa.
Antes de começar, o jogador poderá escrever um rápido prompt de comando, dando uma breve descrição de como as peças brancas do jogo devem ficar. Após completar sua descrição, será gerado um conjunto de peças personalizadas com modelo de IA Imagen 3. Assim que é sugerido um tema para as peças brancas, as pretas recebem algo parecido.
Em testes feitos pelo The Verge, foi pedido que as peças brancas tivessem um tema de ficção científica, em seguida, as pretas ganharam o tema de fantasia. É dito também que, embora o jogo seja funcional, ainda falta muito para que ele se torne um aplicativo de xadrez com todos os recursos já sabidos por quem conhecem.
Para personalizar o jogo, é possível escolher a dificuldade de seu oponente (não é jogável com outros jogadores) e também dois controles de tempo. Porém, revisar movimentos e ver quais de suas peças foram capturadas ainda não é algo possível.
Acima, algumas das peças que foram geradas com a ajuda da IA. O jogo chega juntamente com o inicio do Campeonato Mundial de Xadrez de 2024, em que o Google é o principal patrocinador.
Levando em conta o momento, a empresa parece interessada em revelar diversas novidades relacionadas ao famoso jogo de estratégia, como um futuro bot de xadrez dentro do próprio Gemini. Infelizmente, o atual jogo não está disponível para algumas regiões e isso inclui o Brasil. Aproveite para ver mais novidades do Google.
Comentários