Economia e mercado 12 Set
O Brasil lançou um novo foguete no Rio Grande do Norte durante essa sexta-feira (29). Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a ação faz parte de uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) para testar o novo centro de lançamentos. Batizado como VS-30, o evento em que o equipamento foi lançado aconteceu às 13H19 (horário de Brasília).
De modo geral, essa máquina foi feita com tecnologia nacional e o nome do local é Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). A escolha por ele se deu devido ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, estar com 85% de sua capacidade reservada para 2025. O ocorrido foi registrado em vídeo:
A FAB afirmou que o VS-30 é um foguete de sondagem, monoestágio, não-guiado e lançado por meio de trilho. Sua composição inclui um estágio propulsivo, com combustível sólido, além da plataforma suborbital de microgravidade (PSM). Ele pode atingir velocidade de 6 mil km/h e alcançar uma atitude máxima de pouco mais de 150 km.
Em relação aos próximos passos, o CLBI usará outro exemplar da aeronave para qualificar o sistema de recuperação da parte mencionada do veículo, a PSM. Ela é composta por um compartimento para experimentos e vários sistemas eletrônicos, que devem interagir com a carga útil.
Confira também: como o modelo de Jeff Bezos que compete com SpaceX explodiu em teste de missão da NASA e os detalhes do teste de motor de um equipamento da empresa de Elon Musk que acabou em explosão. A ação também foi registrada em vídeo.
Comentários