Segurança 06 Set
Um projeto de lei que visa proibir a venda de televisões sem antenas digitais integradas está avançando cada vez mais na Câmara. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou esse projeto na última quarta-feira (27/11) e, segundo o texto, é exigido que todas as TVs vendidas em solo brasileiro tenham essa tecnologia presente.
Ao trazer televisões equipadas com a antena digital integrada, os usuários, que sofrem em localidades remotas ou que não possuem tanto conhecimento sobre, não terão preocupações em ter que procurar a antena por fora.
Essa proposta, que traz como sugestão mudanças no Código Brasileiro de Telecomunicações, é de autoria do ex-deputado Tito (Avante-BA). De acordo com Gilvan Maximo (Republicanos-DF), o atual relator do tema na comissão, essa mudança é um passo essencial na democratização do acesso às transmissões digitais pelo país.
Mesmo com a expansão que já se iniciou há tempos, ainda há muitos lugares em que a população, que pode viver em áreas remotas ou com recursos limitados, não possui acesso completo a essas transmissões específicas. Para mostrar ser a favor ao projeto, o deputado disse:
A TV continua sendo um meio de comunicação vital, e a mão de obra para instalar antenas separadas pode ser escassa ou cara. A antena embutida simplifica significativamente o acesso aos sinais de radiodifusão
Maximo também destaca que muitas pessoas não sabem exatamente qual antena adquirir para resolver o problema, resultando em compras de modelos errados para a região ou aparelho que tem em uso.
Além de poder comprometer a qualidade do sinal de transmissão, o deputado também explica que isso é mais “custoso” para o usuário. A proposta ainda deve ser analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor e da Constituição e Justiça. Resta saber se isso virará lei ou não. Confira mais notícias sobre aparelhos de TVs e antenas.
Comentários