Tech 02 Dez
A equipe de desenvolvimento do Linux Mint disponibilizou nesta quarta-feira (11), a imagem ISO da versão beta do Linux Mint 22.1. A versão estável do sistema operacional deve ser lançada durante as festas de final de ano.
Entre as várias novidades, uma das maiores estrelas do lançamento é o ambiente de desktop Cinnamon 6.4. A nova iteração traz um novo recurso de Night Light integrado, novo tema padrão, novos diálogos nativos, compatibilidade com o Wayland melhorada, configurações de amplificação de som simplificadas, melhorias no Nemo, aperfeiçoamento do sistema de notificações e muito mais.
Além disso, a nova versão do Mint, que corresponde pelo codinome de “Xia”, trará um Gerenciador de Software mais rápido, novas ferramentas para renomeação de arquivos – com opção para remoção de acentos, dependências APT modernizadas para melhor gerenciamento de pacotes, suporte a miniaturas de arquivos .ora (OpenRaster) e gerenciamento de energia melhorado.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu, e a versão 22.1 não é diferente. A atualização é fundamentada no Ubuntu 24.04 (LTS) e é alimentado pelo kernel 6.8 do Linux. Assim como sua upstream, o novo Mint 22.1 é uma versão de longo suporte, com atualizações de segurança até 2029.
Apesar de ser uma versão de ‘pré-lançamento’, não é recomendado instalar a nova beta em uma máquina de trabalho, já que ela pode trazer bugs que podem vir a comprometer a sua produtividade. A versão beta do Linux Mint 22.1 Xia pode ser baixada a partir dos links abaixo:
Como mencionado anteriormente, a versão estável da nova iteração de software deve ser liberada pela equipe de desenvolvimento do sistema operacional perto da próxima data de Natal (25 de dezembro). Quem quiser conferir mais alguns detalhes da beta ou acessar servidores diferentes para download, basta aceder à publicação correspondente no blog oficial da plataforma clicando aqui.
Comentários