LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Air Fryer Britânia BFR2100 tem muito espaço e funciona como forno | Análise / Review

12 de março de 2025 0

Uma airfryer que também é forno ou um forno que também é airfryer? Seja como for, a Britânia chamou atenção com o lançamento da Air Fryer Oven BFR2100, que se destaca pelo design moderno com painel digital, grande capacidade de 12 litros e uso versátil com o tradicional cesto ou com assadeiras.

Disponível no Brasil pelo preço oficial de R$ 699,90, será que vale a pena pagar isso pela airfryer da Britânia? Usamos o eletrodoméstico nas últimas semanas para te ajudar a decidir, e ao final do texto você encontra ofertas para pagar o menor preço nele caso fique satisfeito com suas características.

Design

Algo que chama atenção logo de cara na airfryer da Britânia é seu visual, que foge dos modelos tradicionais e se parece mais com o que temos em um forno elétrico. Esse modelo que recebemos é na cor preta com detalhes em prata, mas também é possível achar a BFR2100 em rosa.

Um ponto importante é que, por mais que pareça ser construída em metal, seu corpo é todo em plástico, o que por um lado ajuda a manter o peso relativamente baixo (7,23 kg) mas por outro acaba passando uma sensação de produto mais barato do que opções com corpo metálico.

Por ter uma capacidade grande de 12 litros — enquanto opções de airfryer mais tradicionais possuem algo entre 3 e 6 litros —, a Britânia Air Fryer Oven BFR2100 também não é tão compacta, com dimensões de 37,5 x 32,3 x 35,5 cm. Por é bom separar um espaço razoável no armário da cozinha ou em sua bancada para posicionar o eletrodoméstico.

Esse espaço todo se dá pelo design diferenciado de seu interior, que pode ser usado com duas assadeiras ou um cesto de 4 litros com alça removível, todos com acabamento antiaderente e já presentes na caixa — assim como a bandeja coletora de gordura e migalhas. A porta abre como a de um forno, e conta com visor transparente para que você veja o preparo dos alimentos.

Por fim, o visual moderno da airfryer da Britânia é complementado pelos botões sensíveis ao toque e painel de LED, incluindo vários padrões predefinidos para preparar receitas de forma mais fácil e até um botão para controle da iluminação, já que há uma lâmpada no compartimento interno.

Por ter potência de 1800 W, a Britânia Air Fryer Oven BFR2100 tem conector de tomada no padrão de três pinos com 16A e 250V, ou seja, aquele mais grossinho, algo comum em eletrodomésticos com potência maior. Não é recomendado o uso de adaptadores, sob o risco de não apenas danificar o aparelho como até mesmo causar incêndios pelo alto aquecimento do fio.

Além disso, é recomendado deixar um espaço mínimo de 10 cm de espaço nas laterais e traseira do eletrodoméstico em relação a qualquer superfície, permitindo que o calor gerado seja dissipado de forma mais eficiente.

Comandos

Usar a airfryer da Britânia é bem simples, mas sim, ainda demanda uma curva de aprendizado especialmente por suas várias possibilidades de uso. O painel de comandos tem funções predefinidas para preparo de vários tipos de alimentos, incluindo batata frita, carne, frango, peixe, pizza, bolo e muito mais, cada um com seu próprio tempo de preparo e temperatura.

É bom ler o manual de instruções que vem com a airfryer caso tenha alguma dúvida sobre as recomendações de cada modo, mas no geral o uso é bem intuitivo, bastando ligar o aparelho, escolher o que vai preparar e apertar o botão correspondente. Ela vai então incluir o tempo e a temperatura automaticamente, e iniciar o preparo.

Nem sempre isso funciona como o esperado, porque tanto o tipo de acessório — assadeira ou cesto — quanto a posição do mesmo e a quantidade do alimento preparado interferem no resultado final, sendo necessário alguns testes até que você pegue o jeito.

Caso note que algo precisa ficar mais um pouco, ou deseje alterar a temperatura, estão disponíveis botões para isso, e o visor mostra de forma bem clara como anda o progresso. É possível programar manualmente o timer para até 90 minutos, e a temperatura entre 80 e 200°C — no modo desidratar ela funciona por até 24h, com temperatura entre 30 e 80°C.

Uso com cesto e assadeira

Vamos ao que interessa: como é usar a Britânia Air Fryer Oven BFR2100? Em seu uso mais tradicional com cesto de 4 litros, você terá algo muito familiar caso já tenha usado outras airfryers, bastando posicionar uma assadeira para servir de base e então colocar o cesto sobre ela. A alça removível é interessante para economia de espaço, mas pode levar um tempo até você se acostumar com ela.

Foi possível preparar basicamente qualquer coisa com o eletrodoméstico, incluindo salgadinhos de festa como coxinhas e bolinhas de queijo, cookies, bolos, tortas doces e salgadas, pães de queijo, brownies, frango, carne e até pizza.

Qual acessório será usado vai depender do seu gosto pessoal e do tipo de alimento preparado. Para fazer um bolo, por exemplo, o melhor é usar uma assadeira na posição mais baixa possível, e então colocar a forma de bolo sobre ela. Já para grandes porções de batata é melhor usar o cesto. Fizemos ainda testes com formas para bolo quadradas e redondas com furo no meio, e em ambos os casos o resultado foi muito bom.

Aqui, porém, é bom destacar que o modo predefinido para bolo não entregou o resultado desejado, com o bolo ficando ainda mole por dentro. O ideal é ajustar um pouco a temperatura para mais, subindo dos 160°C definidos por padrão para 180°C, ainda mantendo o tempo de 30 minutos. Para isso, é só apertar o botão do bolo, e assim que começar a preparar já subir a temperatura manualmente.

O mesmo vale para batata frita. Para tirar aquela cara de batata murcha que muitas vezes acaba acontecendo ao preparar em airfryer, o ideal é fazer primeiro o preparo no modo predefinido e depois deixar mais 5 minutos em temperatura máxima, o que vai ajudar na crocância.

Por ter duas assadeiras, é possível preparar dois tipos diferentes de alimentos ao mesmo tempo, mas você vai precisar se organizar bem para não acabar se enrolando, já que cada alimento tem seu tempo de preparo e temperatura recomendada. Além disso, o ideal é sempre deixar o alimento mais gorduroso por baixo, evitando que sua gordura respingue na outra assadeira.

Outro ponto importante é justamente a posição em que vai colocar a assadeira, caso vá usar apenas uma para fazer uma porção menor de algum alimento. Como a fonte de calor fica na parte de cima, quanto mais alto a assadeira estiver, mais próxima dela vai estar, algo que precisa ser levado em conta para cada tipo de alimento que você estiver preparando.

Uma função legal que vale destacar é a de reaquecer os alimentos. Nem sempre o que é preparado vai ser consumido imediatamente, especialmente em reuniões com amigos onde uma porção maior é feita de uma só vez para agilizar os trabalhos, então ter essa função ajuda muito a dar aquela renovada na crocância dos salgadinhos ou da batata antes de servir.

O acabamento antiaderente se mostrou muito eficiente nessas primeiras semanas de uso, garantindo que nada fique grudado e facilitando bastante a limpeza. Quanto tempo isso vai durar, porém, vai depender do cuidado de cada um na hora da lavagem, sempre lembrando de deixar os acessórios esfriarem antes de lavar, e de evitar usar o lado áspero da esponja.

Por último, mas não menos importante, uma grata surpresa foi o baixo ruído durante o uso da airfryer da Britânia. Como um usuário de longa data desse tipo de eletrodoméstico, me acostumei ao barulho que ele normalmente faz, e em alguns momentos até tive que ir à cozinha para conferir se a airfryer estava ligada, de tão silenciosa que ela é.

Considerações finais

A Britânia Air Fryer Oven BFR2100 é certamente uma airfryer interessante para quem quer fugir do padrão e contar com um eletrodoméstico versátil. Seu tamanho é maior do que normalmente temos na categoria, mas a possibilidade de substituir dois ou três outros eletrodomésticos acaba compensando isso, e o visual moderno com painel eletrônico controlado por toque, porta com visor transparente e iluminação interna o tornam uma ótima opção para quem quer deixar a cozinha com uma cara mais premium.

O maior ponto negativo é a curva de aprendizado, já que nem todos os modos predefinidos vão de fato entregar um resultado dentro do esperado, sendo necessário ir aprendendo conforme o uso o que realmente faz sentido e o que precisa ser ajustado.

Além disso, um ponto positivo dela acaba tendo também um lado ruim, já que sua grande quantidade de acessórios acaba ocupando espaço, seja durante o uso ou quando for guardar o aparelho — pense que quando as duas assadeiras estiverem em uso o cesto não fica lá dentro, por exemplo.

Ótimo espaço internoVersatilidadeDesign modernoFuncionamento silencioso
Modo predefinido ajuda, mas erra bastantePorta poderia ser removível

Unindo isso ao seu preço até bastante acessível, já podendo ser visto na casa dos R$ 550 no varejo nacional, e temos um eletrodoméstico difícil de não indicar. Algumas alternativas no mercado nacional são a Air Fryer Oven EOS de 15 litros, a Mondial AFON-12L-BI de 12 litros e a Philco PFR2200P (esta última basicamente o mesmo modelo que analisamos, mas com a marca da Philco, que pertence ao grupo Britânia).

E você, o que achou da airfryer da Britânia? Compraria uma? Comenta aí embaixo!


0

Comentários

Air Fryer Britânia BFR2100 tem muito espaço e funciona como forno | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2