
Tech 11 Jun
12 de junho de 2025 0
Sabe quando você atualiza uma página da internet, mas parece que ela não mudou? Isso acontece porque, como todo navegador, o Google Chrome guarda cópias dos sites que você costuma visitar para acelerar a navegação.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como forçar a atualização de uma página, ignorando esses arquivos salvos pelo browser.
Ao carregar um site, o que o usuário geralmente visualiza é uma cópia local, total ou parcial, de elementos armazenados do cache – como imagens, arquivos html e outros recursos básicos.
Geralmente, quando o navegador acessa uma página, ele procura por alterações. Se não houver, ele entrega rapidamente os dados que já estão armazenados. Caso detecte uma mudança, ele corre para buscar a nova versão no servidor remoto e atualiza o cache local; entregando o conteúdo atualizado para o usuário.
No entanto, esse processo não é perfeito. Às vezes, o navegador pode acabar exibindo uma versão desatualizada da página, o que pode fazer com que ela pareça incorreta ou até deixe de funcionar.
Para corrigir esse problema, é necessário fazer o que chamamos de uma “atualização forçada”, instruindo o navegador a ignorar o cache e baixar novamente todos os dados diretamente do servidor.
Confira como realizar esse processo a seguir:
Depois que a reinicialização forçada é realizada, é provável que a página fique branca por alguns segundos (a depender da velocidade da sua conexão) e demore um pouco mais para carregar (mais uma vez, a depender da velocidade da sua internet). Isso é um sinal de que seu navegador está baixando todos os dados da página novamente.
Além desse método, há alguns atalhos de teclado equivalentes disponíveis:
Apesar de termos especificado para o Google Chrome, estes atalhos também funcionam no Mozilla Firefox e no Microsoft Edge. No caso do Safari, é preciso recorrer a um processo um pouco mais longo: aperte Command + Option + E para limpar o cache e, logo depois, clique no ícone de atualizar a página.
Como ficou claro, esses comandos só servem para computador. Em smartphones e tablets a tarefa é um pouco mais complicada, sendo necessário limpar o cache dos próprios aplicativos dos navegadores.
Se o site não voltou ao normal ou não está entregando o conteúdo que você deseja mesmo com a atualização forçada, é provável que o problema seja com o site ou até mesmo com o próprio navegador. Experimente outro browser ou certifique-se de que o seu está devidamente atualizado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários