LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel apresenta a Realidade Mesclada: imersão sem fio que mistura realidade virtual e aumentada

17 de agosto de 2016 4

A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) em breve se tornarão uma experiência única graças ao Project Alloy, nova tecnologia anunciada ontem pela Intel. O melhor de tudo, sem a necessidade de usar controles com cabos ou instalar uma série de acessórios para capturar o ambiente e os movimentos do usuário.

Batizada de Realidade Mesclada (MR, da sigla em inglês para merged reality), a novidade promete um novo tipo de experiência capaz de deixar os usuários mais independentes de hardwares de captura e livres para escolher como desejam misturar a VR com a AR.

A apresentação foi feita aos desenvolvedores pelo CEO da Intel, Brian Krzanich, no Intel Developer Forum 2016 em São Francisco, na última terça-feira (16).

Além de diminuir a quantidade de acessórios, a MR permitirá ao público imergir no mundo virtual sem que os objetos de sua casa atrapalhem a experiência. Ou seja, uma maior mobilidade será possível, pois os sensores permitem que você não esbarre com objetos do mundo real. A quantidade inferior de hardware também deverá diminuir os custos de uma boa experiência.

A realidade mesclada fornece experiências do mundo real de forma mais dinâmica e natural do que nunca – e possibilita experiências impossíveis no mundo real.

De acordo com o CEO da Intel, isso será possível graças a uma nova tecnologia de sensores, como as câmeras Intel RealSense, que serão incluídas no headset e "outros dispositivos inteligentes e conectados". As câmeras serão capazes de trazer "a parte física do mundo real para dentro do mundo digital, com poder computacional".


Outros avanços, como replay em 360 graus, serão disponibilizados usando "vídeo codificado e avançados algoritmos de composição no conteúdo capturado por um conjunto de câmeras para digitalizar todos os campos e locais de jogos – de qualquer posição, de qualquer ponto de vista e com uma capacidade de interação melhorada".

Com isso, os usuários poderão escolher com maior liberdade o tipo de experiência que desejam. Segundo a empresa, "você escolhe a experiência e consegue navegar pelo conteúdo do mundo real de novas maneiras".

A Realidade Mesclada está em desenvolvimento em uma parceria da Intel com outras empresas tecnológicas, para trazer tecnologias como a RealSense e a possibilidade de Replay. A Intel pretende oferecer a tecnologia para outros fabricantes no próximo ano, ao invés de vender ela mesma os dispositivos para consumo.

Ainda é cedo para vermos como será essa experiência, mas a promessa de uma realidade mesclada, com menos acessórios e maior mobilidade já eleva as expectativas do setor de VR e AR, e nos faz esperar que em breve a maneira como usamos a tecnologia digital pode dar mais um passo rumo à eliminação das barreiras entre o mundo físico e o virtual.


4

Comentários

Intel apresenta a Realidade Mesclada: imersão sem fio que mistura realidade virtual e aumentada
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista