LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Abre o olho, Qualcomm! MediaTek oficializa Helio X30 e Helio P20 com nova litografia e GPU potente

26 de setembro de 2016 23

A MediaTek anunciou recentemente seus novos chips Helio X30 e Helio P20, ambos contando com litografia atualizada e variantes com clock maior. Agora, a companhia asiática resolveu dar uma coletiva para demonstrar mais detalhes de seus novos componentes que chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2017, demonstrando que empresas como Qualcomm e Samsung terão trabalho para competir nos nichos intermediário e topo de linha.

Helio X30 e Helio X35


Começando pelo modelo mais potente, temos não apenas o Helio X30 como sua versão "premium", Helio X35. Ambos contam com 10 núcleos no total em arquitetura tri-cluster, ou seja, com três grupos responsáveis por agir em determinadas situações. Conforme já havíamos comentado anteriormente, teremos dois Cortex-A73 marcados com clock máximo de 2,8 GHz, quatro Cortex-A53 rodando a 2,2 GHz e mais quatro Cortex A35 para economia de energia, que contam com clock máximo em 2 GHz.

Vale lembrar que o SoC será construído em processo de 10 nm da TSMC, o que garantirá uma eficiência energética ainda maior. Devido a isto, a MediaTek foi capaz de fazer com que a variante Helio X35 contasse com núcleos com um clock ainda mais elevado em seus núcleos Cortex-A73, chegando a incríveis 3,0 GHz. Em termos de desempenho gráfico, em ambas as versões teremos a GPU PowerVR 7XTP-MT4 rodando a 820 MHz, sendo assim capaz de entregar pouco mais de 200 GFLOPS.

A placa gráfica pode ser uma decepção para muitos que esperavam um número maior de núcleos ativos, já que esta GPU alcança até 1,5 TFLOPS caso todos os 16 processadores estejam habilitados. Ainda assim, ela será capaz de entregar um desempenho similar ao que temos na ARM Mali-T880 MP12 utilizada no Exynos 8890 da Samsung, sendo assim capaz de lidar com maestria com todos os apps e jogos presentes atualmente na Play Store em sua qualidade máxima.

Os novos chips topo de linha da MediaTek são capazes de lidar com até 8 GB de RAM LPDDR4 a 1.866 MHz e memórias do tipo UFS 2.1, permitindo captura de vídeos em resolução 4K a 30 fps e possuindo um modem integrado que consegue trabalhar com redes 4G LTE Cat. 10. Temos ainda compatibilidade com câmeras de até 28 megapixels e um processador de imagens dedicado da Vision rodando em 550 MHz, o que garante que suas fotos serão capturadas quase que instantaneamente mesmo em ambientes de baixa luminosidade.

Helio P20 e Helio P25


Partindo para o novo chip intermediário, temos uma redução na litografia para 16 nm, ficando assim mais próximo ao que é visto nos componentes de nova geração lançados por Qualcomm e Samsung, ambas as empresas já possuindo opções em 14 nm desde o início deste ano. Com isso, espera-se que a gama intermediária da MediaTek entregue agora uma maior eficiência energética, algo que de acordo com a fabricante chinesa chega a até 25% se comparado ao atual Helio P10, mesmo com um incremento no desempenho em CPU e GPU em cerca de 20%.

Ambas as versões contam com oito núcleos Cortex-A53 rodando a 2,3 GHz, sendo compatíveis com até 6 GB de RAM LPDDR4X com clock em 1.600 MHz. Além disso, temos a possibilidade de câmeras com até 24 megapixels ou com módulo duplo de 13 megapixels cada, incluindo até mesmo a compatibilidade com zoom óptico. Para gravação de vídeos o limite é fixado em resolução 4K a 30 fps, sendo isto mais do que suficiente para o mercado atual.

Tudo isto é possível graças ao uso da GPU ARM Mali-T880 MP2 com clock em 900MHz, que é apenas ligeiramente inferior ao que vimos no chip topo de linha Kirin 955 da Huawei recentemente utilizado no P9 e em outros flagships da marca. Devido a isto, espere desempenho mais do que satisfatório para todas as tarefas, incluindo desde apps complexos até jogos que demandam uma maior qualidade gráfica. Em termos de redes, temos compatibilidade com 4G LTE Cat. 6.

Ainda não foi dado um prazo concreto para que os chips comecem a aparecer em smartphones, sendo dito apenas que a produção em massa do Helio X30/X35 se dará no primeiro trimestre de 2017, o que significa que podemos ter que esperar um pouco para vê-lo no mercado. Já em relação ao Helio P20/P25, já temos alguns modelos marcados para chegar com ambos nos próximos meses, permitindo assim que tenhamos uma ideia melhor de como ficará seu desempenho e consumo energético na prática.

E você, o que achou dos novos chips da MediaTek? Acha que a chinesa será capaz de tomar o lugar da Qualcomm como maior fabricante de chips mobile do mundo? Deixe-nos seu comentário abaixo!


23

Comentários

Abre o olho, Qualcomm! MediaTek oficializa Helio X30 e Helio P20 com nova litografia e GPU potente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista