LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Futuros processadores da Intel podem trazer GPUs com tecnologia gráfica da AMD

07 de dezembro de 2016 11

Em 2011, a Intel assinou um acordo de licenciamento de chips gráficos com a Nvidia, que incluiu uma quantia de US$ 1,5 bilhão paga em cinco anos à fabricante de chips gráficos. No entanto, a Intel nunca acabou produzindo chips com a tecnologia gráfica da Nvidia. Por outro lado, há indicação de que um novo acordo da empresa foi realizado, mas desta vez com a AMD, que poderia levar a tecnologia Radeon para dentro dos próximos chips da Intel.

Independentemente de a perspectiva de processadores Intel com gráficos Radeon se materializar, o novo acordo com a empresa significaria que a Nvidia não será capaz de renovar o acordo original, que representa aproximadamente 6% da receita da empresa. Mais importante ainda, isso significa que a Intel estará a salvo de qualquer potencial litígio de violação de patente de seu ex-parceiro.


Isso não quer dizer que o seu próximo PC ou notebook virá com o selo da AMD ao lado do ‘Intel Core Inside’, já que o acordo entre as duas empresas visa apenas o compartilhamento de tecnologias gráficas e não de GPUs em si. Desta forma, os próximos chipsets da Intel teriam uma arquitetura baseada na GCN, mas não necessariamente vir com alguma Radeon lançada pela AMD – como a nova Radeon Pro 490 a ser lançada em breve.

Estamos diante de rumores que ainda não foram confirmados por nenhuma das partes. Acredita-se que Intel teria interesse em parceria com AMD para bater de frente com a Nvidia que vem crescendo cada vez mais, ainda mais com grande investimento no segmento de carros autônomos e ‘Internet das Coisas’ (IoT), mercado que a Intel vem visando atualmente.

Nessa área é com a Qualcomm e a Nvidia que a Intel se preocupa, não com a AMD. O contrato da Intel com a Nvidia está chegando ao fim agora, tornando este o momento ideal para uma nova parceria. Enquanto Intel e AMD continuarão sendo eternas rivais no mercado de processadores, o mesmo pode não ser dito no segmento de chips gráficos.


11

Comentários

Futuros processadores da Intel podem trazer GPUs com tecnologia gráfica da AMD
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista