LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É do Brasil! Supercomputador Santos Dumont entra para lista dos mais poderosos no mundo

16 de janeiro de 2017 23

Em termos de avanços tecnológicos o Brasil pode não estar nas primeiras posições, mas, de vez em quando, nos destacamos por algum motivo ou outro, como por exemplo no TOP500 dos supercomputadores mais potentes do mundo.

Denominado Santos Dumont, em homenagem ao grande mestre da aviação, o equipamento está instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica, localizado na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, onde está localizado uma das casas do inventor brasileiro.

Mas voltando a falar supercomputador, o mesmo é o maior da América Latina e tem capacidade para realizar 1,1 milhão de bilhões de operações por segundo e possui mais de 40 projetos em andamento em diversos segmentos como química, física, engenharia, ciências biológicas, meteorologia, ciência agrárias, astronomia, entre outros.

E não é difícil entender o motivo que levou o Santos Dumont a entrar nessa importante lista, já que esse poderoso é composto por três módulos de processamento diferentes: a primeira CPU tem 18.144 núcleos de processadores Intel Xeon; a segunda GPU 10.692 núcleos da Intel e da NVIDIA; enquanto a terceira tem 24.732 núcleos Xeon e de coprocessadores Xeon Phi.

Problemas no ar

Com a crise financeira do Brasil em geral, mas o Estado do Rio de Janeiro em situação mais delicada, no ano passado a notícia de que o Santos Dumont precisou ser desativado por conta da falta de pagamento da conta de luz surpreendeu e virou manchete nacional.

No momento a situação parece ter sido normalizada, mas os gastos, em média, chegam a R$ 500 mil por mês, dinheiro esse que sobra para o aumento de salários de políticos e falta para investir em áreas importantes como o desenvolvimento tecnológico, saúde, educação e tantos outros.


23

Comentários

É do Brasil! Supercomputador Santos Dumont entra para lista dos mais poderosos no mundo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 67.964 mortes em 1.713.160 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020