LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cofundador do PayPal cria ferramenta para deportação de imigrantes em massa promovida por Trump

05 de março de 2017 13

Peter Thiel, técnico de tecnologia do novo governo dos Estados Unidos, está liderando um projeto que facilitará as deportações em massa. Um novo relatório sugere que a empresa de software de Thiel, a Palantir Technologies, está finalizando "o motor da máquina digital de deportação de Donald Trump".

De acordo com o The Intercept, a Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) está implantando um novo sistema de inteligência chamado Investigative Case Management (ICM), criado pela Palantir Technologies. Esse sistema ajudará os esforços do presidente Donald Trump para deportar milhões de imigrantes dos Estados Unidos.

A ICE é uma agência submetida ao Departamento de Segurança Interna que realiza o controle das fronteiras, das aduanas e da imigração no país.

Financiado por um contrato de US$ 41 milhões para construir e manter o ICM, de acordo com registros de financiamento do governo, o sistema da Palantir não está finalizado, mas a ICE já está usando.

O papel da Palantir na deportação em massa

De acordo com a publicação do The Intercept, a ICE fornece à agência um ecossistema de dados que facilita "as autoridades de imigração tanto a descoberta de alvos quanto a criação e administração de casos contra eles".

Ele pode fornecer aos agentes da ICE acesso a informações sobre a escolaridade de um sujeito, relações familiares, informações de emprego, registros de telefone, histórico de imigração, status de programa de câmbio, conexões pessoais, traços biométricos, registros criminais e endereços da casa e trabalho.

Em suma, é uma arma que usa informações de uma crescente rede de bases de dados interligados que poderá ajudar a agência a deportar milhões de pessoas. "Se a retórica do presidente Trump sobre deportações em massa for transformada em realidade", afirma Jay Stanley, especialista em privacidade da American Civil Liberties Union, "então vamos ver essas ferramentas apontadas nessa direção e esses documentos mostram que existem ferramentas poderosas e intrusivas que podem ser usadas para esse fim."

A popularidade de Peter Thiel subiu após a vitória de Trump nas eleições e ele é conhecido também como o "presidente sombra" no Vale do Silício.

No entanto, Palantir tinha recebido contratos de vigilância do governo antes de Trump ser eleito. Na verdade, este contrato de US$ 41 milhões foi aprovado em 2014 pela administração Obama. O Intercept acrescentou que os documentos do ICM oferecem detalhes sobre a expansão de ferramentas do governo federal para rastrear e deportar imigrantes na administração Obama.

Quem é Peter Thiel

Típico gênio da era digital, com ideias e planos milionários, Thiel foi praticamente um dos únicos grandes nomes da tecnologia a apoiar Trump desde o início.

Conservador libertário, ele é tão comprometido com a versão mais extrema dessa corrente de pensamento que já cogitou criar ilhas artificiais que flutuariam em águas internacionais, fora do alcance de governos.

Além de ser um dos criadores do PayPal, ele também é fã de O Senhor dos Anéis. A sua Mithril Capital Management faz referência à malha de metal levíssimo que protege Frodo. E, claro, os mais atentos conhecedores da obra de J.R.R. Tolkien perceberam que a Palantir Technologies tem nome inspirado na bola de cristal negro da série. E não é à toa, já que o serviço de coleta de big data para serviços de inteligência dos Estados Unidos pode ser análogo ao instrumento mágico dos livros.

Em um discurso sobre as mudanças que aconteceram nos Estados Unidos para pior cita que "em 1968, a capital tecnológica do mundo não era apenas uma cidade: a América inteira era high tech”. O vale do silício manteve esta tradição, mas Thiel vê decadência em todo o resto.

Hoje, nosso governo está falido. Nossas bases nucleares ainda usam disquetes. Nossos caças mais modernos não podem voar na chuva. E seria até positivo dizer que os programas de computador do governo funcionam mal, pois na maior parte do tempo sequer funcionam. Em vez de ir para Marte, invadimos o Oriente Médio.

O bilionário fundou a Palantir com a ideia de prevenir ataques terroristas usando o mesmo sistema de reconhecimento de fraudes do PayPal. No final da campanha de Trump, Thiel dobrou sua aposta e doou 1,25 milhão de dólares ao então candidato.

Essa atitude provocou uma forte reação contrária no Vale do Silício. Curiosamente, nessa ocasião Mark Zuckerberg enviou uma mensagem interna em sua empresa defendendo as ações de Thiel. Além de cofundador do PayPal, Thiel é um dos membros do conselho do Facebook e, apesar de atacar Trump publicamente sobre sua postura em relação a imigração, Zuckerberg disse: "Não podemos criar uma cultura que diz que se preocupa com a diversidade e, em seguida, exclui quase metade do país porque eles apoiam um candidato político".


13

Comentários

Cofundador do PayPal cria ferramenta para deportação de imigrantes em massa promovida por Trump
  • Sou a favor do processo legal de trabalho, se o cidadão (ilegal) foi aos EUA atras de trabalho que muitos americanos não querem fazer, ele poderia ter um documento anual de permissão de trabalho e moradia, mas para isso seria cobrado um imposto especifico.

    Sem esta mão de obra, o mercado financeiro americano terá problemas, ainda mais que muitos irão deixar de ir fazer um passeio cultural para a America, se acaso a União Europeia equilibrar suas economias, ou seja, mais valido conhecer 5 países com várias diferenças do que enfrentar muita burocracia.

    E mesmo com o "visto" aceito pela embaixada aqui no Brasil, você pode ser barrado na imigração por la, o que torna incomodo e constrangedor a deportação.

    As ideias de Trump são vagas, e em certas partes extremistas.

    Deportar criminosos é diferente válido.

    Os imigrantes latinos são em sua maioria a base trabalhadora dos EUA.

      • Isso é sério de que ainda usam disquetes e os caças mãos avançados deles não podem voar má chuva? WTF

          • Esse filho da puta deveria ser proibido de sair do seu país e visitar qualquer outro

              • Pay pal só vive de hackers, é a plataforma mais usada para "lavar" dinheiro de cartões clonados, assim como as carteiras bitcoin, entendedores entenderão...

                  • Fiquem brigando por pedaço de terra não... o verdadeiro dono gosta disto mesmo...

                    • Mas também maioria das pessoas querem ir pros EUA... Mas esse Thiel está na lisata negra de muita gente agora KKKK

                        • O.O cedo associar PayPal .
                          Cadê ?

                            • Imigrantes ilegais né TudoCelular
                              Vocês apoiam ilegalidade agora? Tenho amigos em outros paises felizment todos legais que nem se preocupam com isso.

                                • TudoCelular está dentro da corrente do Politicamente Correto da esquerda, sempre ignoram o "ilegal" das declarações de deportação, ignoram tbm as estatísticas que demonstram que a maior parte dos crimes são cometidas por esses imigrantes ilegais.
                                  Mas o que esperar de um site que não consegue ser imparcial nem mesmo com coisas banais, política então.

                                    • Exato exato exato.
                                      Não aguento mais esta besteira.

                                      Ilegal é ilegal

                                      Android

                                      TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                      Android

                                      TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

                                      Android

                                      TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                      Android

                                      TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular