LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphones com melhor aproveitamento frontal | Guia do TudoCelular

12 de junho de 2019 130

As fabricantes iniciaram uma verdadeira guerra contra as bordas nos celulares. Em 2018 surgiu a onda do entalhe, que dominou quase todo aparelho lançado no mercado no último ano. Agora para 2019 será a vez do furo na tela, que esta presente no Galaxy S10 e em vários outros.

Como a busca por celulares com telas grandes e bordas cada vez menores só tende a aumentar, preparamos esse guia com as melhores opções em aproveitamento frontal.

As medições feitas aqui levam em consideração a área ocupada pela tela reduzida do tamanho total do aparelho. Como alguns modelos contam com curvatura nas bordas, essa medição nem sempre é 100% precisa, mas nos ajuda a ter uma noção da diferença entre cada smartphone. Além disso, os valores nem sempre batem com o que é estipulado pela fabricante.

Listamos aqui apenas os smartphones que passaram por nossas bancadas para reduzir a lista e não ficar algo imenso e cansativo. Se você está em busca de um novo aparelho e quer um que tenha tela grande mas que não seja um tijolo no seu bolso, poderá encontrar várias opções em nosso guia.

Lembrando que o nosso guia inclui celulares nacionais e também importados, que podem ser encontrados em lojas parcerias como GearBest e Banggood. Apenas modelos com no mínimo 80% de aproveitamento frontal serão listados aqui.

OnePlus 7 Pro (93%)

OnePlus removeu o entalhe no topo da tela no modelo mais caro e adotou câmera no estilo pop-up, tudo isso para reduzir ao máximo as bordas e entregar excelente aproveitamento da tela. De acordo com a fabricante chinesa, o seu mais recente flagship explora 93% da área frontal em uma tela AMOLED de 6,67 polegadas.

Huawei P30 Pro (88,6%)

O P30 Pro ganhou grande destaque aqui no TudoCelular por entregar a melhor autonomia de bateria entre os flagships, além de excelente desempenho. Mas não é apenas nisso que o mais recente lançamento da Huawei brilha, ele também se destaca pelo ótimo aproveitamento frontal de 88,6%.

8.7 Hardware
5.7 Custo Benefício

Huawei P30 Pro

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10 (88%)

Samsung tentou fugir do entalhe no topo da tela e buscou soluções alternativas para não seguir o mesmo caminho da Apple. O S10 traz furo no canto superior direito para abrigar a câmera frontal. As bordas foram drasticamente reduzidas, o que ampliou o aproveitamento frontal para excelentes 88% contra 83,6% do Galaxy S9.

9.2 Hardware
6.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10 Plus (87,5%)

Samsung alega que o S10 Plus entrega 93% de aproveitamento frontal, mas a sul-coreana não considera o espaço perdido na tela para as duas câmeras, o que reduz esse valor para 87,5% de aproveitamento. Esse é o preço a se pagar para ter uma câmera frontal secundária. Se você não faz tanta questão de ter selfies com melhor desfoque de fundo, o S10 tradicional estrega mais tela em menor espaço.

9.3 Hardware
6.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Plus

Comparar Aviso de preço
Huawei Mate 20 Pro (86,9%)

Huawei aprendeu com os erros da linha P20 e caprichou no design do Mate 20 Pro para reduzir ao máximo suas bordas. O resultado disso é que temos um excelente aproveitamento frontal de 86,9%. Isso garante que o usuário terá um celular grande, mas que não se torna desconfortável de ser carregado no bolso.

OnePlus 6T (85,5%)

Com o OnePlus 6, a fabricante chinesa incluiu o entalhe para reduzir a bordas, elevando o aproveitamento frontal do aparelho para mais de 83%. Com a versão 6T, o entalhe foi reduzido e adotou o formato de gota, entregando ainda mais tela ao usuário. Resultado disso? O OnePlus 6T tem excelente aproveitamento frontal de 85,5%.

Vivo X21 (85,2%)

O Vivo X21 é encontrado em duas versões no mercado, sendo a mais completa a que testamos com leitor biométrico incorporado à tela. No entanto, ambos apresentam o mesmo excelente aproveitamento frontal de 85,2%. Ele é um aparelho metido a flagship, mas com hardware de intermediário. Infelizmente, seu preço é salgado para sua proposta, mas quem conseguir encontrá-lo por um bom preço terá um smartphone compacto, com tela grande e ótimos recursos.

Xiaomi Mi 9 (85,1%)

Xiaomi reduziu o entalhe do Mi 8 para um mais compacto em formato de gota. A empresa também reduziu o "queixo" do aparelho, o que fez o aproveitamento frontal ir de 83,8% para 85,1%. O novo smartphone top de linha da chinesa não chega a ser menor que o antecessor devido ao aumento de tela, mas não compromete a ergonomia graças ao melhor aproveitamento frontal.

9.3 Hardware
7.8 Custo Benefício

Xiaomi MI 9

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy A50 (84,9%)

O Galaxy A50, juntamente com o A30, foi o primeiro smartphone da Samsung a vir com entalhe no top. Depois de tanto lutar e evitar seguir o mesmo caminho da Apple e outras, a gigante sul-coreana acabou cedendo. Isso fez com que seus novos intermediários entreguem mais de 80% de aproveitamento frontal para tela, e no caso do A50 temos 84,9% da frente do aparelho tomada pela tela Super AMOLED.

8.4 Hardware
7.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço
Essential Phone PH-1 (84,9%)

O Essential PH-1 foi um fracasso e acabou saindo de linha antes do seu sucessor ser lançado. Mas temos que admitir que o aparelho lançou a tendência das bordas finas, especialmente com a enxurrada de smartphones com entalhe em formato de gota que chegaram ao mercado nos últimos meses. O Essential Phone entrega ótimo aproveitamento frontal de 84,9%.

Samsung Galaxy S10e (84,5%)

Diferente do S10 e S10 Plus, o S10e não conta com tela curva. Por trazer painel plano, o display Dynamic AMOLED de 5,8 polegadas não vai até ao extremo das laterais, o que faz o aproveitamento frontal cair consideravelmente comparado aos modelos mais caros da família S10. Aqui temos 84,5% de aproveitamento da tela, o que fica acima dos modelos anteriores da Samsung.

8.9 Hardware
6.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XS Max (84,4%)

Celular com bordas exageradas sempre foi o ponto fraco da Apple, mas a empresa mudou isso com o lançamento do iPhone X em 2017, elevando o aproveitamento frontal de 67% para 82%. Porém do XS Max não foi apenas o smartphone da Maçã com a maior tela, mas também o que explora cada milímetro de melhor forma, entregando 84,4% de aproveitamento frontal.

9 Hardware
5.6 Custo Benefício

Apple iPhone XS Max

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S9 Plus (84,2%)

O Galaxy S10 promete quebrar a barreira dos 90% de aproveitamento frontal para a tela, mas enquanto o novo e inovador smartphone da gigante sul-coreana não chega oficialmente ao mercado, o Galaxy S9 Plus é o que apresenta o melhor aproveitamento frontal do momento, entregando 84,2% do espaço para a tela.

9 Hardware
7.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9 Plus

Comparar Aviso de preço
Huawei P30 Lite (84,2%)

O P30 Lite tem o mesmo entalhe em forma de gota no topo da tela do seu irmão mais caro, o P30 Pro. Apesar do design frontal ser parecido entre os dois, este aqui não tem tela curva que vai até as bordas laterais, o que acaba reduzindo o aproveitamento frontal para 84,2%. Ainda assim é um ótimo valor e faz com que o P30 Lite seja razoavelmente compacto mesmo com sua tela grande.

Samsung Galaxy M30 (84,2%)

A linha M veio para substituir a antiga família Galaxy J e uma das mudanças está na adoção de entalhe e bordas mais finas. Enquanto os modelos antigos de entrada da Samsung abusavam de larga moldura ao redor da tela, o M30 traz ótimo aproveitamento frontal de 84,2%.

8 Hardware
7.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy M30

Comparar Aviso de preço
Xiaomi Mi 9 SE (84,1%)

O Mi 9 SE traz o mesmo design da variante mais cara, mas não tem as mesmas bordas finas, o que reduz o aproveitamento frontal para 84,1%. Ainda assim temos ótimo design comparado a outros smartphones nessa faixa de preço e supera por pouco flagships mais antigos antes da febre do notch invadir os celulares.

9 Hardware
8.6 Custo Benefício

Xiaomi Mi 9 SE

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S8 Plus (84%)

O Galaxy S8 Plus tem o mesmo design do S8, mas Samsung conseguiu espremer ainda mais as suas bordas, o que faz o phablet da sul-coreana entregar ótimo aproveitamento frontal de 84%, enquanto o menor entrega 83,6%. Claro que ao olhar os dois lado a lado é difícil notar alguma diferença, mas os usuários mais exigentes vão acabar percebendo que a variante Plus tem bordas mais finas.

8.8 Hardware
7.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8 Plus

Comparar Aviso de preço
Xiaomi Mi 8 (83,8%)

A linha Mi Mix sempre foi a que apostou em bordas finas entre os produtos da Xiaomi, mas o recente flagship da gigante chinesa conseguiu superar seus irmãos exóticos ao entregar 83,8% de aproveitamento frontal, o que faz com que o Mi 8 seja um aparelho com tela grande, mas confortável de ser manuseado devido às suas bordas finas.

8.7 Hardware
7.1 Custo Benefício

Xiaomi Mi 8

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy M20 (83,6%)

O Galaxy M20 é mais um smartphone da Samsung com entalhe no topo da tela. Todos os modelos da linha M e os novos da série A seguem esse mesmo caminho para entregarem tela ampla em corpo mais compacto. O M20 entrega 83,6% de aproveitamento frontal para a tela.

7.8 Hardware
7.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy M20

Comparar Aviso de preço
Asus Zenfone 5 e 5Z (83,6%)

Asus é mais uma fabricante que entrou na moda do entalhe em 2018 e seguiu os passos da Apple para reduzir as bordas dos seus smartphones. Com esta mudança, a empresa conseguiu ampliar o aproveitamento frontal de 71,4% (no Zenfone 4) para 83,6% no Zenfone 5 e sua versão turbinada 5Z.

8.2 Hardware
7.5 Custo Benefício

Asus ZenFone 5

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
7.6 Custo Benefício

Asus ZenFone 5Z

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S8 e S9 (83,6%)

O Galaxy S8 trouxe a renovação no design que a linha premium da Samsung tanto precisava. A sul-coreana continuava insistindo nos botões físicos abaixo da tela, enquanto a maioria já havia migrado para solução virtual. Com essa mudança, a empresa aproveitou para reduzir as bordas e entregar um aproveitamento frontal de 83,6%, que foi mantido em seu sucessor.

8.8 Hardware
7.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8

Comparar Aviso de preço
8.9 Hardware
7.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy Note 9 (83,4%)

A linha Note da Samsung não entrega o mesmo aproveitamento frontal da linha S, mas ainda assim explora bem cada milímetro da parte frontal do aparelho com 83,4% de aproveitamento. Isso é 0,2% a mais do que seu antecessor. Colocando lado a lado é difícil ver alguma diferença, mas os mais atentos perceberão as bordas mais finas.

8.6 Hardware
6.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 9

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy Note 8 (83,2%)

O Galaxy Note 8 tem um pouco mais de bordas que o Note 9, mas a diferença é muito pouca e muitos nem devem perceber. No phablet mais antigo da Samsung temos um aproveitamento frontal de 83,2%. Para quem faz questão de ter bordas mais finas possíveis, os modelos da linha S podem ser mais atrativas.

Apple iPhone X e XS (82,9%)

O iPhone X e XS são praticamente idênticos por fora, mudando apenas algumas especificações. Os dois compartilham o mesmo excelente aproveitamento frontal de 82,9%. Isso permitiu a empresa ir além da tela de 5,5 polegadas encontrada nas versões Plus dos iPhones, mas oferecendo um corpo mais compacto.

9 Hardware
5.8 Custo Benefício

Apple iPhone XS

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
5.9 Custo Benefício

Apple iPhone X

Comparar Aviso de preço
Blu V XI Plus (82,8%)

O V XI Plus chegou ao mercado como Vivo VI Plus, mas acabou tendo o nome alterado devido à polêmica envolvendo a marca de posse da Telefónica. O smartphone da Blu é destinado ao segmento de entrada, mas aposta em belo design com acabamento caprichado. Ele entrega 82,8% de aproveitamento frontal, enquanto outros por menos de R$ 1 mil ainda abusam de bordas largas.

Google Pixel 3 XL (82,8%)

Google nunca soube explorar o design dos seus smartphones para entregar um aparelho com tela grande e bordas finas. No entanto, o Pixel 3 XL, mesmo com seu polêmico entalhe exagerado, ainda consegue entregar um bom aproveitamento frontal de 82,8%, superando até outros com entalhes mais discretos.

LG G7 ThinQ (82,6%)

LG é mais uma que adotou o entalhe no estilo do iPhone para reduzir as bordas do seu recente flagship. O G7 ThinQ consegue entregar ótimo aproveitamento frontal de 82,6%. No entanto, comparado ao G6 que entrega 78,6% de aproveitamento sem entalhe, este avanço não foi tão grande entre gerações como visto nos modelos das rivais.

9.1 Hardware
7.7 Custo Benefício

LG G7 ThinQ

Comparar Aviso de preço
Xiaomi Mi 8 Lite (82,5%)

O Mi 8 Lite tem entalhe menor que o Mi 8, mas a troca da tela AMOLED por uma LCD faz com que o painel não vá até as extremidades do aparelho. Assim temos bordas mais largas na versão Lite, especialmente nas laterais, o que reduz o aproveitamento frontal para 82,5%. Ainda assim, o Mi 8 Lite entrega bom design pelo valor que Xiaomi pede nele.

8.2 Hardware
8.4 Custo Benefício

Xiaomi Mi 8 Lite

Comparar Aviso de preço
Motorola One Vision (82,5%)

O One Vision foi o primeiro smartphone da Motorola com tela no padrão cinema (21:9) e câmera em forma de furo. Essa mudança faz com que ele entregue um aproveitamento frontal de 82,5%, o que resulta em maior área ocupada pela tela que os recentes modelos da família Moto G7.

8.6 Hardware
7.8 Custo Benefício

Motorola One Vision

Comparar Aviso de preço
Xiaomi Pocophone F1 (82,2%)

O Pocophone F1 é um dos smartphones importados mais queridinhos do momento, por entregar hardware de flagship com preço de intermediário. O aparelho tem ótimo aproveitamento frontal de 82,2%, que pode não ser tão atrativo quanto os 83,8% do Mi 8, mas ainda assim contribui para um aparelho razoavelmente compacto pela tela grande que oferece.

8.8 Hardware
8.1 Custo Benefício

Xiaomi Pocophone F1

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy M10 (82,1%)

O Galaxy M10 veio para substituir os modelos mais básicos da extinta linha Galaxy J. O diferencial do novo smartphone de entrada sul-coreano está no bom aproveitamento frontal devido à adoção do entalhe em forma de gota. Isso faz com que o M10 entregue 82,1% de aproveitamento frontal.

6.9 Hardware
7.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy M10

Comparar Aviso de preço
Huawei P20 Pro (82%)

O P20 Pro tem um design exótico. A Huawei adotou o entalhe no topo para reduzir as bordas, mas manteve uma borda larga na parte inferior, o que faz com que seu elogiado flagship entregue um aproveitamento frontal de 82%. Mas é bom ter em mente que o Mate 20 Pro, modelo mais recente da companhia, entrega 87% da área frontal para a tela.

Xiaomi Mi Mix 2S (81,9%)

Outra opção de smartphone da Xiaomi com bordas finas é o Mi Mix 2s. Ele não chega a ser livre de bordas na parte superior e laterais como na primeira geração, mas ainda entrega um ótimo aproveitamento frontal que explora 81,9% da área para a sua imensa tela.

Redmi 7 (81,5%)

O Redmi 7 traz entalhe em forma de gota, o que permitiu a Xiaomi reduzir suas bordas e elevar o aproveitamento frontal (antes em 72,7% no Redmi 6) para 81,5%. A gigante chinesa também aproveitou para ampliar a tela do aparelho, mas o novo básico chinês acaba sendo maior que seu antecessor.

7.2 Hardware
8.3 Custo Benefício

Redmi 7

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto G7 e Moto G7 Plus (81,4%)

A linha Moto G vem perdendo suas bordas e os modelos G7 e G7 Plus foram os primeiros a entrar em nosso guia. O Moto G7 traz 81,4% de aproveitamento frontal, enquanto seu antecessor entregava apenas 75,4%. O G7 Plus teve um avanço ainda maior com aproveitamento frontal indo de 74,4% para 81,4%.

8.1 Hardware
8.3 Custo Benefício

Motorola Moto G7

Comparar Aviso de preço
8.3 Hardware
7.9 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Plus

Comparar Aviso de preço
Redmi Note 7 (81,4%)

O Redmi Note 7 tem entalhe menor que o Redmi Note 6 Pro (que também consta em nosso guia). Ao adotar o formato em gota, Xiaomi conseguiu explorar melhor a área frontal e entregar 81,4% de aproveitamento para a tela. O display é um pouco maior, o que faz com que as dimensões do Note 7 vão um além do Note 6 Pro, mas a diferença é pequena.

8.5 Hardware
9.4 Custo Benefício

Redmi Note 7

Comparar Aviso de preço
LG V35 ThinQ (81,2%)

O V35 ThinQ foi o último flagship da LG que fugiu a onda do entalhe, mas entrega ótimo aproveitamento frontal de 81,2% graças às suas bordas finas. Para quem não curte notch ele pode ser uma boa opção, mas tem como ponto negativo a sua disponibilidade limitada, já que o aparelho é encontrado apenas em lojas oficiais da marca.

Xiaomi Redmi Note 6 Pro (81,1%)

O design com entalhe também chegou aos modelos mais básicos da Xiaomi, e o Redmi Note 6 Pro é um exemplo. O aparelho entrega bom aproveitamento frontal com 81,1% da área sendo ocupada pela tela de 6,26 polegadas. Se compararmos com o Redmi Note 5 Pro que tinha bordas tradicionais, foi um avanço considerável comparado aos 77,4% de aproveitamento de antes.

8.1 Hardware
9 Custo Benefício

Xiaomi Redmi Note 6 Pro

Comparar Aviso de preço
Huawei Mate 10 Pro (80,9%)

O Mate 10 Pro marcou a transição da Huawei da sua antiga linha de produtos com design antiquado e cheio de bordas para novos smartphones com design elegante, bordas finas e cores exóticas. Aqui temos um aproveitamento de 80,9% da parte frontal para a tela, o que pode parecer pouco para os padrões atuais, mas ainda está acima do que a grande maioria dos smartphones entregam.

Samsung Galaxy A9 2018 (80,5%)

O Galaxy A9 foi reformulado pela Samsung no final de 2018, passando por um design mais esticado no padrão 18,5:9. Isso fez o aproveitamento frontal subir de 75% para 80,5%, o que faz com que o nosso aparelho aparenta ser mais compacto, mesmo que tenha uma tela maior.

8.5 Hardware
7.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy A9

Comparar Aviso de preço
Blu V XI (80%)

Fechando nosso guia temos o Blu V XI com 80% de aproveitamento frontal. Suas bordas são mais largas que a da variante Plus, mas ainda são mais finas que muitos outros no segmento de entrada, o que torna o aparelho da Blu uma boa opção para quem se preocupa com design e não quer gastar muito.


130

Comentários

Smartphones com melhor aproveitamento frontal | Guia do TudoCelular
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular