LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais imersão: sensações de calor, frio e dor em realidade virtual podem chegar em breve

05 de julho de 2017 4

Realidade virtual pode até enganar seus olhos e levá-lo a experimentar uma experiência de imersão visual e, às vezes auditiva. Mas todos os seus outros sentidos estão ainda recebendo informações do mundo físico, onde você de fato está. Por isso, uma empresa se dedicou a implementar um mecanismo que cria estímulos táteis para suas interações no mundo digital.

Esforços para expandir a experiência em VR para outros sentidos, como o tato, não são uma novidade, como vimos nesta cadeira multifuncional no início do ano. Mas enquanto algumas empresas tentam fazer isso através de feedback haptic, uma startup decidiu criar um dispositivo que responde ao software com experiências térmicas.

TEGway, uma divisão do Korea Advanced Institute of Science and Technology, criou um dispositivo termoelétrico fino e flexível que pode aquecer ou esfriar muito rapidamente, nas faixas de temperatura entre 4 a 40 graus Celsius. Mais do que isso, ele pode produzir calor e frio ao mesmo tempo em diferentes áreas na mesma superfície, o que causa uma simulação de um "beliscão" que produzir alguma dor.

Assim, se você estiver em uma realidade virtual onde o cenário é de um lugar frio, o dispositivo, em contato com a sua pele, esfriará, aumentando o nível de imersão. Caso seu passeio virtual inclua uma explosão, ou uma simples fogueira, você sentirá a temperatura subir rapidamente. Sensação de contato com a água também está incluída.

Com o nome de ThermoReal, o produto foi exibido pela empresa, e pode ser embutido em um controle manual para jogos.

Em um dos experimentos que a empresa faz em suas demonstrações, a tecnologia também é usada para aplicativos de realidade aumentada. Um smartphone conectado a um bastão com bateria executa um app AR para reconhecer dois desenhos em um livro infantil. Um dos desenhos mostra uma casa em chamas e outro mostra dois bombeiros na mesma cena.

Ao apontar o smartphone para a primeira imagem, o aplicativo AR exibe na tela uma chama virtual sobre a casa. Nesse ponto, o bastão fica quente. Com o segundo desenho, o aplicativo mostra água caindo na casa, enquanto o acessório fica frio.

De acordo com relatos do Engadget, que experimentou a demonstração, o dispositivo funciona muito bem. A empresa espera que os fabricantes de hardware integrem esta tecnologia em luvas, roupas, cadeiras e muito mais.


4

Comentários

Mais imersão: sensações de calor, frio e dor em realidade virtual podem chegar em breve
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista