LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto de Lei quer acabar com moedas e cédulas para dar lugar a plataformas como Samsung Pay

13 de julho de 2017 47

Mesmo com enormes cortes que assombram o Ministério da Tecnologia no país, ao que tudo indica poderemos dar um passo importante nesse setor.

O Projeto de Lei 48/2015 de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) colocou em discussão na Câmara, na última terça-feira (11), uma proposta bastante ousada: acabar com a circulação de cédulas de dinheiro e moedas no país e, no lugar, todos os pagamentos serem efetuados por meios digitais como o Samsung Pay e similares.

Em 2008, 33% das transações no Brasil eram feitas com cartões e, em 2012, esse número correspondia a 37%. A utilização de cheques caiu de 14% para 6%; já os débitos diretos subiram de 6% para 19% do total das transações sem dinheiro em espécie”, revela o texto da PL.

Entre os benefícios da proposta está a diminuição de "práticas de crimes como assaltos a bancos, arrombamentos de caixas eletrônicos, assaltos a postos de gasolina, sequestros, saidinhas de banco e violência em geral", redução com gastos na fabricação de cédulas e moedas, por exemplo.

Obstáculos à vista

Apesar de mirar no futuro, o Brasil ainda precisa enfrentar uma série de outras dificuldades para a implantação de um projeto de tal porte.

Além da precariedade na saúde, educação e diversos outros setores, a nossa conexão com a internet (seja ela móvel ou fixa) ainda está longe de entrar no TOP 10 das mais velozes do mundo, fato esse que certamente traria transtornos para efetuar tais transações.

De uma forma ou de outra, conte-nos abaixo, leitor, a sua opinião! Lembrando que a Casa da Moeda, responsável pela circulação do dinheiro no país, terá um novo compromisso em breve: emitir a nova Identificação Civil Nacional (ICN), que reúne os números do RG, CPF e Título de Eleitor.


47

Comentários

Projeto de Lei quer acabar com moedas e cédulas para dar lugar a plataformas como Samsung Pay
  • Essa empresa é uma verdadeira merda!

    Meu S8 durou 1 mês, mandei para garantia e falaram que o aparelho carbonizou! Porra, é claro que carbonizou, saiu até fumaça do aparelho. Quando questionei o motivo da tal carbonização não souberam responder, simplesmente ignoraram minha pergunta.

    A Samsung se eximiu da responsabilidade e quer cobrar ainda o reparo do aparelho!

    Que empresa merda, que atendimentos de merda que recebi! Agora vou para justiça ferrar com essa empresa!

    Aos fan boyola da marca: que se foda o comentário de vocês, vou ferrar com essa empresa em toda mídia especializada, vou fazer de tudo para queimar essa empresa e esse produto vagabundo que colocou a minha família em risco.

      • Aprova logo esse projeto!!!

          • Só imagino a quantidade de cedulas e moedas circulando no país atualmente, até todas elas se transformarem em dinheiro digital...

              • E eu que trabalho pra uma empresa do ramo de transporte de valores fico como? Esse rato tem q enfiar esse projeto naquele lugar que ele gosta.

                  • Uma hora ou outra isso vai acontecer. Em alguns países da Europa já é assim, na Suíça por exemplo, nós temos que evoluir. As pessoas devem começar a se adequar as coisas novas, porque o mundo está em constante evolução

                      • Os valores não vão acabar, o que vai acontecer é que os consumidores terão mais opções para não andar com dinheiro na mão. Esqueceu que ainda precisamos de valor em espécie para transações internacionais? ;-)

                        • Se atualiza, esse papo de que não pode evoluir pq pessoas perdem empregos não cola. Se fosse assim ainda usaríamos a luz de vela, para as pessoas não perderem seus empregos, ou a daríamos a cavalo. Espero que você possa realmente fazer um curso de Ti ou similar, e trabalhar com uma profissão do futuro.

                          • Se for pra usar uma criptomoeda criada pelo governo eu tô fora. Pois duvido que o governo desenvolverá algo descentralizado como o bitcoin, com certeza será algo centralizado.

                              • Só pra dar um exemplo muito básico para quem usa Android ou qualquer outro sistema. Onde ficam os arquivos de download feitos no smartphone? Poi é! Tem muita gente que não sabe! Imagina o dinheiro digital!

                                • Eu vejo alguns comentários, a maioria dizendo que é uma boa o dinheiro como créditos digitais. Eu sei que funciona, mas não funciona para uma boa parte da população. Tem gente que não sabe calcular, nem ensino básico tem direito, não sabe escrever o minimamente correto, um país onde a diferença de cultura é enorme e a educação é pior ainda, acham que isso vai dar certo? Vocês moram em cidades organizadas até um certo ponto, mas tem muitas gente que vocês estão esquecendo de colocar nessa conta. Não estão na Europa, nem nos EUA, Autrália ou num país que se possa dizer que há um mínimo de conhecimento em todas as regiões. Isso vai demorar muuuuuito pra acontecer e dar certo por aqui.

                                    • Sim, mas se não sabem calcular, ou não querem, o mesmo vale ao dinheiro físico. Um app, como do Nubank, ao menos calcula pra você e ajuda a economizar.

                                        • Estou falando daqueles que nem sabem mexer no aparelho, que não tiveram educação ou nem completaram a escola, não sabem ler direito e nem escrever! E isso você vê nos fóruns e bate papos. Até aqui você vê de vez em quando. E populações afastadas? Idosos que não sabem mexer no celular? E muitos exemplos a mais ....

                                            • Concordo com você... muita gente não sabe, mas o Brasil não tem sequer energia elétrica atendendo todo o território nacional, isso seria o básico para "tudo funcionar", soma-se a falta de energia, a falta de inclusão social, a falta de tecnologia e as enormes distâncias que esse nosso pais continental tem, o projeto se torna completamente inviável. Quem sabe daqui uns 30 anos possa parecer mais razoável.

                                          • Se nem mesmo em potências na área da tecnologia como Coreia do Sul, Japão e outros países asiáticos conseguiram uma façanha dessas de todo mundo usar meios de pagamento eletrônicos, que dirá o Brasil com a massa da população analfabeta funcional, onde muitos não tem nem um tipo de documento, a conexão com a internet é ruim e não cobre todas as regiões, fora inúmeros outros fatores de infraestrutura que não temos...
                                            Isso seria um projeto para daqui a 50 anos e acho que nem assim estaríamos preparados...

                                            • "deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG)" tinha que ser do PT uma bobagem dessas. É cada idiota desse partidinho de escroto.
                                              Agora, como ficam as pessoas que não podem ter um aparelho pra tal serviço? E aqueles que estão com problemas no mercado? E aqueles que não precisam desse tipo de coisa? E quando o sistema estiver fora do ar? Vai diminuir os assaltos? kkkkkkkkkkkkkkkk Da onde sai tanto girico pra esse partidinho?

                                                • Crackers agora vai virar moda

                                                    • Eu defendo isso há muito tempo. O fim do papel moeda evitaria um monte de crimes e tornaria quase impossível os sequestros, tráfico de drogas e muitos outro ilícitos.

                                                      • Ainda acho cedo demais pra isso, no futuro sim vai ser assim

                                                          • Cada ideia sem nexo!
                                                            Parece que deputados e senadores não têm muito o que fazer. Tantos problemas exigindo soluções. E agora aparece um deputado apresentando projeto para acabar com a emissão de papel moeda no Brasil. Ele pensa que a população tem como ter cartão de débito e crédito para movimentar contas em bancos. Será que alguém está tentando encontrar algum meio de faturar com esse projeto?
                                                            Tudo muito estranho.

                                                            • acho que não precisaria ser tão rígido ao ponto de querer acabar com as cédulas, mas acho que ficaria bom se tivesse u. projeto de lei que fizesse com que todo o estabelecimento com CNPJ, tivesse a obrigatoriedade de oferecer esse tipo de pagamento, como: CELCOIN, AGIPAG, MERCADO PAGO, PICPAY, SAMSUNG PAY, entre outros. Assim já facilitaria bastante a vida de quem é totalmente adepto a tecnologia. e daria a opção de pagar com dinheiro ou por esse meio digital.

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista