LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dinossauros curtiriam! NASA testará sistema de defesa contra asteroides

01 de agosto de 2017 3

Há mais de 65 milhões de anos atrás, a espécie dominante na Terra não eram os mamíferos, muito menos os humanos. E sim os espetaculares dinossauros. Porém, esses lagartos colossais sumiram da face do planeta, muito provavelmente por conta da colisão de um asteroide com a Terra.

O universo, ao contrário do que muitos pensam, é um ambiente hostil, com milhões de cometas e asteroides em rotas errantes, buracos negros e radiação elevada. Porém, os humanos estão fazendo esforços para não terem o mesmo fim que os dinossauros.

A NASA, conhecida agência espacial norte-americana, está implementando um sistema de defesa que visa proteger a Terra de eventuais meteoros que estejam em rota de colisão com a gente. Trata-se do Planetary Defense Coordination Office. Embora ele ainda esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento, a precisão do sistema será testado em outubro. Ele deve ser capaz de encontrar corpos celestes em rota de colisão com a Terra, alterar a sua rota ou destruí-lo completamente.


Segundo a agência espacial, no dia 12 de outubro o asteroide 2012 TC4 passará bem próximo à Terra. Próximo para os padrões astronômicos, já que a distância que ele passará é de 6,8 mil quilômetros. O tamanho do corpo celeste é de cerca de 10 metros. Assim, os cientistas querem saber se o sistema de defesa é capaz de detectar até mesmo asteroides de pequenas dimensões.

O referido sistema de defesa não servirá apenas para destruir asteroides, mas também para informar quando eles passarão perto da Terra. Assim, a NASA poderá se preparar com antecedência para coletar dados sobre o asteroide e, desta forma, aprender ainda mais sobre esses corpos celestes.

Esse não é o primeiro plano que a NASA desenvolve para acabar com asteroides. Ela já tem um outro plano em mente, que envolve enviar uma nave espacial para colidir com a ameaça.


3

Comentários

Dinossauros curtiriam! NASA testará sistema de defesa contra asteroides
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 445 mortes em 10.360 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Economia e mercado

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

Android

Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

Android

Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena