LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tempestade em dose dupla: explosão solar pode ter afetado comunicação sobre furacão Irma

11 de setembro de 2017 3

Quem segue o noticiário além da tecnologia (o que é altamente recomendado a todos; é sempre bom estar bem informado, ao menos, sobre os principais eventos ao redor do mundo) já deve ter ouvido falar do furacão Irma, que devastou boa parte do Caribe, ameaçou a Flórida e agora vai perdendo força.

Pois não bastasse os estragos que ele já causaria normalmente, os impactos podem ter sido amplificados por conta de uma série de explosões solares, que impediu que o sistema de comunicação que deveria informar sobre a passagem da tempestade emitisse os alertas corretamente.

Ao menos é a avaliação feita pela Administração Nacional de Oceano e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA). De acordo com o órgão, houve apagões no sistema de rádio na região do Caribe que duraram de 20 minutos a quatro horas nos últimos dias, por conta das explosões solares.

Problemas nas comunicações

Há uma série de explosões solares ocorrendo desde o dia 4 de setembro, lançando radiação e plasma solar à Terra. Uma dessas explosões foi classificada no tipo X9.3 pela Nasa, e foi a maior registrada na última década.

A NOAA emitiu alertas de tempestades magnéticas e distúrbios na magnetosfera terrestre com riscos de interferência em sistemas de satélites, rádio e GPS. As mudanças nos sinais podem causar um efeito de comunicação borbulhante, que parece que os interlocutores estão falando embaixo da água.

Mas, pode ficar tranquilo. A avaliação dos especialistas é de que o pior já passou, e agora a tendência é que tudo volte ao normal aos poucos. Em breve, as comunicações de rádio e satélite voltarão a funcionar corretamente.


3

Comentários

Tempestade em dose dupla: explosão solar pode ter afetado comunicação sobre furacão Irma
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista