30 Novembro 2015
Durante a CES 2015, grande feira de tecnologia que acontece no início de cada ano em Las Vegas, Intel apresentou um novo chip que tem como surpreendente ser do tamanho de um botão. Com nome de Intel Curie, o hardware vem com a premissa de ser o primeiro SoC (System on Chip) da companhia construído para dispositivos vestíveis. Mas o lançamento aconteceria apenas em algum momento do segundo semestre.
O módulo é composto por um chipset Quark SE de 32-bit (mais compacto que o primeiro Quark), trazendo apenas 384 KB de memória Flash, e tecnologia Bluetooth LE (com baixo consumo energético), além de acelerômetro e giroscópio, algo essencial para dispositivos vestíveis.
Dispositivos vestíveis precisam consumir pouquíssima energia, afinal, baterias grandes podem interferir na usabilidade do dispositivo. O grande lançamento da Intel leva este princípio a sério, ao permitir que seja possível funcionar bem tanto com baterias recarregáveis quanto descartáveis, como os modelos comerciais usados em relógios.
Após seis meses de sua apresentação inicial, Intel realizou um novo evento para trazer a novidade ao mercado. Para mostrar o quanto o seu chipset é compacto e flexível, a empresa mostrou uma performance de BMX no evento para reforçar a ideia de que o chip pode ser integrado a qualquer tipo de produto no mercado. Com isso, mesmo fazendo todas as manobras mais radicais foi possível ter todo o controle do que o cliclista fazia, como pedaladas, distância percorrida, calorias queimadas e muito mais.
A novidade também pode ser usada no meio empresarial. O CEO da Intel comentou que ao integrar o chip em um pulseira inteligente, sua identidade digital poderá ser armazenada no acessório. Assim, quando você for acessar um computador que tenha senha, só de sentar na frente do equipamento permitirá que o dispositivo seja desbloqueado. Isso evita ter que ficar digitando senhas todo o tempo ou mesmo usar biometria, quando houver tal possibilidade.
Caso você remova sua smartband e outra pessoa tenha acesso a ela, será necessário inserir uma senha para fazer o primeiro login. Os sensores do chipset identificam se o dispositivo está sendo portado pelo verdadeiro dono ou não.
Comentários