LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vem mudanças por aí: 62% das operadoras móveis pretendem abandonar o SMS

09 de novembro de 2017 4

As operadoras já olham para o futuro do SMS e, aos poucos, começam a apostar na evolução do serviço. Foi isso o que revelou uma pesquisa feita pela Mobilesquared a pedido do MEF que mostrou que 62% das operadoras pretendem adotar o sistema RCS em até 2 anos.

A pesquisa também revelou que hoje existem 50 operadoras no mundo todo com RCS já em funcionamento. As operadoras que estão decididas a adotar RCS apontam as seguintes aplicações como sendo as principais nessa nova interface de mensagens: distribuição de conteúdo (64%); experiência de marcas (57%); e conversas P2P (43%).

Entre aquelas que estão interessadas na implantação do sistema RCS, 64% planejam implementar uma API de autenticação. Já 29% querem construir uma API para chatbots.

Destes, 79% acreditam que os robôs de conversação vão melhorar o atendimento e o suporte aos clientes; 64% esperam uma melhoria em serviços de comércio móvel; e 50%, um aperfeiçoamento de serviços bancários.

O que é o RCS?

Para quem não conhece, o RCS é uma espécie de evolução do SMS, agora controlado por um aplicativo e possibilitando uma experiência similar àquela de serviços over the top (OTT), com conteúdo multimídia, como imagens, vídeos etc. O que daria ao usuário uma experiência semelhante a que vimos no WhatsApp e Telegram, por exemplo.

Por isso, é provável que muitas das operadoras que hoje utilizam o SMS como canal para comunicação com seus consumidores vão migrar para o RCS, de forma a tornar mais atraente esse contato com os clientes.

Contudo, ainda não está claro como será o modelo de negócios entre as operadoras, integradores de mensagens e fornecedores de plataformas de RCS. Também não está definido se o preço cobrado por mensagem RCS será mais caro que o preço do SMS corporativo.

Hoje, o mercado mundial de SMS enviado por empresas para consumidores movimenta US$ 11,4 bilhões por ano, estima a Mobilesquared. São 122 bilhões de mensagens por mês no mundo.

Com isso, vemos que as operadoras estão correndo atrás de se modernizar e tornar seus serviços mais atraentes ao consumidor. Vale lembrar que, nós já mostramos que o CEO da Nextel afirmou que a empresa irá se tornar mais amigável a serviços como Netflix e Spotify, uma vez que, eles são o futuro.


4

Comentários

Vem mudanças por aí: 62% das operadoras móveis pretendem abandonar o SMS
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos