LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: Anatel e especialistas discutem medidas para otimização do espectro no país

09 de setembro de 2020 10

A nova rede 5G no Brasil já é uma realidade, apesar de ainda estar baseada na tecnologia DSS, estabelecida na infraestrutura do 4G, com cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre já contando com a novidade em algumas localidades. Ainda assim, discussões a respeito da "verdadeira" conexão 5G, que deverá usar frequências significativamente mais altas, seguem a todo vapor, com operadoras e fabricantes buscando por soluções aos obstáculos atuais.

Nesta semana, a Anatel se reuniu com alguns dos principais nomes do mercado de tecnologia e telecomunicações para propor tecnologias visando a otimização das bandas utilizadas no 5G brasileiro. A primeira delas prevê o uso da chamada White Space, faixa de frequência sem uso que abrange os espectros VHF e UHF. De acordo com a agência, os aspectos técnicos ainda devem ser definidos mediante contribuições das operadoras e companhias.

Outro ponto tratado pela Anatel abrange o Sistema de Transporte Inteligente, ou ITS, que permitirá o uso da rede 5G na comunicação entre veículos. A tecnologia será adicionada ao leilão de frequências marcado para o ano que vem, com faixas dedicadas ao sistema e até mesmo a radares implementados em automóveis e outros meios de transporte.

Com leilão marcado para o ano que vem, o 5G mmWave deve desempenhar papel importante no Brasil nos próximos dois anos, conforme aponta a Ericsson

O encontro contou ainda com comentários de gigantes como TIM, Ericsson, Cisco e Qualcomm, que citaram alguns dos pontos cruciais a serem considerados na implementação da conexão no país. Marco di Constanzo, diretor de engenharia da TIM, destacou a importância do uso da banda de 3,5GHz, presente globalmente, além da implantação de mais de um espectro.

Já Paulo Bernardocki, diretor de soluções e tecnologia da Ericsson, comentou do crescimento do 5G no Brasil, puxado pela implementação do 5G mmWave. Segundo ele, “com a chegada do 5G ano que vem, teremos uma quantidade de espectro boa na faixa de 3,5 GHz, em ondas milimétricas, esse espectro vai ser capaz de escoar todo o tráfego de 5G daqui a dois anos”. O executivo também destacou a participação da empresa na liberação da faixa de 6GHz à nova rede.

A chegada do Wi-Fi 6E é uma das preocupações da Anatel, considerando as possíveis interferências que podem ocorrer entre o novo protocolo e o 5G.

Por fim, Giuseppe Marrara, diretor de relações governamentais da Cisco, citou o uso da faixa de 1.200MHz para o Wi-Fi 6E e para o 5G juntos, uma das preocupações da Anatel, citando o crescimento massivo da rede sem fio durante a pandemia. Para ele, a utilização conjunta deve potencializar o uso da faixa, posicionamento apoiado por Milene Pereira, gerente de relações governamentais da Qualcomm.


10

Comentários

5G no Brasil: Anatel e especialistas discutem medidas para otimização do espectro no país
  • Discutem uma forma de agente otarios ver a velocidades mais na prática nem 10% da realidade....

      • Incrementar qualquer coisa no Brasil faz ser uma tarefa tão compricada, santa burocracia

          • Primeiro deveriam fazer o 4g funcionar como deveria.

              • Sei não viu... Já tem operadoras pelo mundo planejando o desligamento da rede 4G, onde redes 2G e 3G já nem são mais realidade. A nova rede da Dish Wireless está sendo construída só com 5G. A nova geração é realmente revolucionária, quando os brasileiros tiverem acesso ao "5G verdadeiro", as operadoras que ainda estiverem presas no 4G vão perder muitos clientes.

                  • Eu sempre tive um 4G excelente, passando de 100mb.
                    Não sei como o povo conversa fiado dizendo que 3G e 4G não funcionam... Até em cidade pequena e na fazenda consigo acessar.

                  • Espero que não façam a burrice que fizeram no 4G, que foi não ter ligações, assim teremos internet veloz com chamadas de voz com qualidade.

                      • Tem ligação em 5G, assim como passou a ter em 4G um tempo depois de lançarem mas as operadoras brasileiras consideram "um luxo".

                          • Ligação no 4G é uma adaptação, ligação real mesmo é só no 2G e 3G, nem todos os aparelhos suportam o VoLTE, então nem todos tem ligação no 4G.

                              • Verdade, companheiro Edson. Só tem acesso quem possuir um aparelho que ofereça a tecnologia VoLTE e a operadora precisa oferecer o serviço também.

                                No meu caso, eu tenho um celular que possui a tecnologia VoLTE e usava a operadora TIM, que oferece ligações com VoLTE. As ligações são espetaculares. É uma diferença indescritível. Só usando para conseguir entender. Atualmente, estou usando a operadora Oi e ela não oferece ligações com VoLTE. Sinto muita falta.
                                %u2639%uFE0F

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista