LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telefonica deve se tornar sócia majoritária da Telecom Italia (TIM)

24 de setembro de 2013 6

Recentemente, o grupo inaugurou sua nova sede em São Paulo

O grupo Telefonica chegou a um acordo para aumentar sua fatia da Telco, holding que controla a Telecom Italia, segundo informações da Reuters. Com isso, sua participação deve passar de 46% para 65%, com a opção d elevar a fatia a até 70%, tornando-se assim sócia majoritária da Teleocm Italia.

A Telefonica já é a maior acionista da Telco e sua participação na holding equivale a 10% das ações da Teleocm Italia. O acordo avalia as ações da Telecom Italia detidas por Mediobanca, Generali e Intesa Sanpaolo em 1,09 euro, quase o dobro do atual preço de mercado.

O acordo ainda precisa ser finalizado, mas começa a dar fim a meses de especulações sobre o destino da Teleocm Italia, que vem sangrando dinheiro e registrando prejuízos enormes há meses.

O que isso representa no Brasil

O Brasil talvez seja o país mais impactado pelo acordo. A Telefonica controla as operações da Vivo no Brasil, enquanto a Teleocm Italia controla a TIM.

Por isso, é bem provável que, se a negociação for concluída, passaria ainda por uma complexa análise antitruste no Brasil. Vivo e TIM são as duas maiores operadoras do Brasil em número de clientes.

O problema é que, de acordo com a regras do setor, não pode haver sobreposições de outorga, ou seja, um mesmo grupo não pode controlar duas empresas que atuam no Serviço Móvel Pessoal em uma mesma região. Com a Telefonica assumindo o controle da Telecom Italia, a Vivo será indiretamente sócia majoritária da TIM no Brasil.

A única solução para o problema, se quiserem manter o acordo, seria se desfazer da outorga e das faixas de frequência de uma das duas operadoras, unificando a base de clientes. Em outras palavras, Vivo e TIM vivariam uma empresa só, comprometendo a qualidade dos serviços. [Reuters]


6

Comentários

Telefonica deve se tornar sócia majoritária da Telecom Italia (TIM)
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular