LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telefonica deve se tornar sócia majoritária da Telecom Italia (TIM)

24 de setembro de 2013 6

Recentemente, o grupo inaugurou sua nova sede em São Paulo

O grupo Telefonica chegou a um acordo para aumentar sua fatia da Telco, holding que controla a Telecom Italia, segundo informações da Reuters. Com isso, sua participação deve passar de 46% para 65%, com a opção d elevar a fatia a até 70%, tornando-se assim sócia majoritária da Teleocm Italia.

A Telefonica já é a maior acionista da Telco e sua participação na holding equivale a 10% das ações da Teleocm Italia. O acordo avalia as ações da Telecom Italia detidas por Mediobanca, Generali e Intesa Sanpaolo em 1,09 euro, quase o dobro do atual preço de mercado.

O acordo ainda precisa ser finalizado, mas começa a dar fim a meses de especulações sobre o destino da Teleocm Italia, que vem sangrando dinheiro e registrando prejuízos enormes há meses.

O que isso representa no Brasil

O Brasil talvez seja o país mais impactado pelo acordo. A Telefonica controla as operações da Vivo no Brasil, enquanto a Teleocm Italia controla a TIM.

Por isso, é bem provável que, se a negociação for concluída, passaria ainda por uma complexa análise antitruste no Brasil. Vivo e TIM são as duas maiores operadoras do Brasil em número de clientes.

O problema é que, de acordo com a regras do setor, não pode haver sobreposições de outorga, ou seja, um mesmo grupo não pode controlar duas empresas que atuam no Serviço Móvel Pessoal em uma mesma região. Com a Telefonica assumindo o controle da Telecom Italia, a Vivo será indiretamente sócia majoritária da TIM no Brasil.

A única solução para o problema, se quiserem manter o acordo, seria se desfazer da outorga e das faixas de frequência de uma das duas operadoras, unificando a base de clientes. Em outras palavras, Vivo e TIM vivariam uma empresa só, comprometendo a qualidade dos serviços. [Reuters]


6

Comentários

Telefonica deve se tornar sócia majoritária da Telecom Italia (TIM)
Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular