LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: operadoras detalham VoLTE e quais smartphones suportam as ligações em HD

09 de maio de 2019 47

Uma das tecnologias que mais tem se expandido pelo Brasil, o VoLTE (Voice over LTE) possibilita chamadas em alta definição por meio da rede de dados. Mas essa é uma tecnologia que ainda gera dúvidas por parte dos usuários sobre o funcionamento e a compatibilidade.

O recurso está disponível no país pelas operadoras TIM e Vivo. Para entender mais detalhes sobre os aparelhos que suportam as ligações em HD, esta coluna Detetive TudoCelular procurou as empresas para obter alguns esclarecimentos. Mas, antes, é necessário se atentar para explicações a respeito de alguns requisitos.

Chamadas em HD pelo 4G

As ligações convencionais são feitas por meio das redes GSM e WCDMA, as quais possuem ainda muitas limitações. O VoLTE surge no Brasil após a disponibilidade da faixa dos 700 MHz ao 4G, com o desligamento do sinal analógico de TV. Como essa frequência entrega mais estabilidade locais internos, torna-se viável realizar chamadas por ela.

O recurso ainda traz vários benefícios aos seus usuários, como a redução do tempo na hora de fazer uma ligação e a maior qualidade de áudio – de 8 kbps na compreensão do som no modo tradicional para até 13 kbps com o 4G.

Mas o VoLTE tem algumas restrições que podem confundir o usuário. Atualmente, uma chamada em HD somente pode ser feita entre clientes da mesma operadora com o recurso. Além disso, por utilizar o 4G, a ligação por voz fica sujeita a instabilidades de sinal, os quais têm chance de interromper a conversa.

Um outro ponto a ser observado é a necessidade de smartphones compatíveis. Não são todos os quais contam com o recurso integrado. Além disso, existem casos de um mesmo smartphone conseguir habilitar o VoLTE com uma operadora e agir diferente com outra. Este espaço obteve mais esclarecimentos com as operadoras sobre a situação.

VoLTE na TIM

Pioneira na implantação da tecnologia no Brasil, a TIM costuma divulgar uma lista dos modelos de celular compatíveis com as ligações em alta definição. O TudoCelular questionou sobre os requisitos para definir os aparelhos da relação.

De acordo com a operadora, a lista contém os dispositivos com suporte ao VoLTE, os quais são comercializados pela loja virtual da própria TIM. Desta maneira, outros smartphones fora da relação podem utilizar o recurso pela companhia, desde que atendam aos requisitos citados mais acima.

Esta coluna também teve acesso exclusivo à listagem atualizada dos modelos compatíveis e vendidos pela prestadora – que disponibilizará no seu site em breve. Confira na tabela a seguir:


Todas as frequências em São Paulo

Para completar, a TIM reforçou a disponibilidade do VoLTE a todo o estado de São Paulo, com um diferencial: no território paulista, a operadora fornece o serviço com todas as frequências já conhecidas do 4G (700 MHz, 1.800 MHz e 2.600 MHz) e a de 2.100 MHz – anteriormente utilizada para o 3G.

De acordo com a prestadora, a decisão é uma forma de ampliar a compatibilidade com as chamadas de voz em HD para mais aparelhos.

VoLTE na Vivo

Outra prestadora a liberar o VoLTE aos seus usuários, a Vivo ressaltou fornecer o recurso a todos os smartphones que contam com a tecnologia integrada e sejam homologados pela operadora.

A resposta da companhia ao TudoCelular ainda reforça que a ativação da funcionalidade requer um chip 4G e a realização de atualização do software do dispositivo para o firmware mais recente.

“A Vivo informa que oferece o serviço a todos os smartphones que possuam a função VoLTE (Voice over LTE) e que sejam homologados pela operadora. As cidades e aparelhos podem ser conferidos através do site www.vivo.com.br/vozhd. Para habilitar o VoLTE o cliente deve possuir um chip 4G, e realizar a atualização do software com a última versão disponível.”


Vivo

Ativação automática

Em seu site oficial, a Vivo afirma que a habilitação do VoLTE em smartphones com seu chip é automática. Desta maneira, basta verificar se já aparece o ícone na barra superior do aparelho.

Como ativar manualmente o VoLTE?

O VoLTE pode ser ativado de duas formas no smartphone, caso ele seja compatível com a função. A primeira é por meio das configurações do sistema. Na seção “Redes móveis”, deverá constar uma opção com o nome do recurso ou “Modo 4G LTE avançado”.


O segundo método é por meio do código *#*#4636#*#*. Ao digitá-lo no discador, uma janela abrirá com algumas opções de teste. O usuário precisará selecionar “Informações sobre o telefone” (1ª imagem abaixo) e checar se há a opção “VoLTE Provisioned” um pouco abaixo.

Caso tenha e estiver desativada, basta habilitar para contar com o recurso – se já estiver ativada (2ª imagem abaixo), não é necessário realizar qualquer mudança. Já na ausência de suporte à tecnologia pela operadora, devido a frequências ou região, a função não poderá ser ligada (3ª imagem abaixo).


Você é um usuário do VoLTE? Relate para a gente como é a sua experiência com as chamadas em HD.


47

Comentários

Detetive TudoCelular: operadoras detalham VoLTE e quais smartphones suportam as ligações em HD
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista