LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Opensignal: Claro lidera em velocidade no 4G; TIM tem maior disponibilidade

16 de janeiro de 2020 9

A Opensignal publicou o novo relatório referente ao fornecimento de redes móveis 3G e 4G pelas operadoras no Brasil. Os destaques ficaram para a Claro e a TIM, que dividiram a liderança nas categorias variadas – assim como já ocorreu no ranking do ano passado.

Entre as divisões analisadas pela empresa, estão velocidade, experiência em vídeo, disponibilidade do 4G e latência da internet. Os dados foram coletados entre 1º de setembro e 29 de novembro do ano passado, em um total de 4.064.036 dispositivos. Confira os principais resultados:

Experiência em vídeo e chamadas de voz
Imagem: Opensignal

Quando o assunto é assistir a vídeos por meio da rede móvel, a Claro levou a melhor, com uma pontuação de 61,6 (de 0 a 100). Apesar de ter uma classificação vista como boa, a operadora viu a aproximação de TIM e Vivo, com 59,8 e 59,3, respectivamente.

Esta categoria considera o tempo de carregamento dos conteúdos audiovisuais e a frequência de interrupções do serviço de streaming nos smartphones.

Imagem: Opensignal

Na qualidade de aplicativos que utilizam chamadas de voz, como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger, mais uma vez a Claro tomou a frente, com 79,9 pontos. Ela, a TIM (75,1) e a Vivo (74,5) ficaram no ranking tido como “aceitável”. Já a Oi se manteve abaixo, com 72,7 pontos.

Aqui, são levadas em conta características como compreensão do usuário em relação ao que foi dito e a experiência em geral nas ligações por apps.

Velocidades de download e upload
Imagem: Opensignal

Nesta seção, a Claro venceu com certa distância em relação às concorrentes. A empresa conseguiu anotar 21,5 Mbps de velocidade de download – cerca de 40% mais rápida que a segunda colocada Vivo, com 15,1 Mbps.

A TIM ficou em terceiro lugar, com 12,4 Mbps, enquanto a Oi apareceu na quarta posição, após registrar 8,9 Mbps.

Imagem: Opensignal

No upload, novamente a empresa pertencente à América Móvil ficou isolada na liderança. A Claro conseguiu registrar 7,6 Mbps, também com larga diferença quando comparada com as rivais.

A Vivo e a TIM ficaram próximas em segundo e terceiro, respectivamente, com 5,4 Mbps e 5,1 Mbps. Já a Oi se manteve mais abaixo e marcou apenas 3,3 Mbps.

Latência
Imagem: Opensignal

Em menor latência, a TIM conseguiu levar a melhor ao conseguir anotar 57,4 milissegundos. A Claro ficou na cola em segundo, com 58,4 ms. Na sequência, estão a Vivo (61,4 ms) e a Oi (68,4 ms).

Este é um ponto em que as operadoras brasileiras ainda precisariam avançar no futuro, visto que a latência de países desenvolvidos abaixa os 40 ms.

4G: disponibilidade e cobertura
Imagem: Opensignal

Ao se tratar de disponibilidade do 4G, ou seja, do tempo em que os usuários conseguem ficar mais conectados com a tecnologia, a TIM fornece o melhor serviço. Os seus clientes passam 85,7% do tempo com a rede móvel de quarta geração.

Claro e Vivo ficaram próximas entre si, com 77,7% e 77,3% do tempo, respectivamente. Já a Oi se manteve em último lugar, com 68,2%.

Imagem: Opensignal

Na experiência de cobertura, a Opensignal avalia os locais onde os clientes de uma provedora específica conseguem receber o sinal 4G e coloca lado a lado com os lugares nos quais os usuários de todas as operadoras visitam. No final, é concedida uma nota.

A TIM também conseguiu ficar na liderança nesta categoria, com 6,2 pontos. Ela é seguida pela Vivo, que anotou 6,1 pontos. Completam o ranking a Claro (5,7) e a Oi (4,3).

O que você achou dos dados atualizados da Opensignal sobre as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil? Participe conosco!


9

Comentários

Opensignal: Claro lidera em velocidade no 4G; TIM tem maior disponibilidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista