LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8cx: plataforma mais potente da Qualcomm exclusiva para PCs

09 de dezembro de 2018 19

No final de 2016, Qualcomm e Microsoft anunciaram o início de um projeto para incluir o Windows 10 na lista de sistemas suportados pela plataforma Snapdragon. De lá para cá, já vimos os primeiros notebooks que passaram a ser chamados de PCs sempre conectados, utilizando o Snapdragon oitocentos e trinta e cinco e também o exclusivo oitocentos e cinquenta.

No Snapdragon Tech Summit 2018, a Qualcomm apresentou mais uma plataforma exclusiva para os PCs sempre conectados. E garante ser o system on a chip mais poderoso já construído. O TudoCelular esteve no Havaí para o evento, e eis o que aprendemos sobre essa plataforma.

Snapdragon 8cx

O processo de fabricação a 7 nm chegou também para as plataformas de PCs e notebooks. A Qualcomm largou na frente com o Snapdragon 8cx, que chegou a ser chamado de Snapdragon 8150, mas acabou chegando com uma nova denominação. O X é de "extreme", extremo em inglês.

A plataforma deve ser usada em dispositivos de uso pessoal e corporativo, de acordo com a empresa, oferecendo uma solução segura para ajudar na produtividade com boa duração de bateria e portabilidade, com conexão à internet e boot rápido - um notebook que funciona como um smartphone, ficando sempre em standby.

Não há muitos detalhes sobre a potência do processador incluído no 8cx. A Qualcomm diz apenas que é o system-on-a-chip, ou a plataforma mais potente que ela própria já construiu. A nova GPU Adreno 680 é ainda mais poderosa que a Adreno 640 do Snapdragon 855.

Especificações

Com relação a desempenho, só o que foi dito é que a performance gráfica é duas vezes mais rápida e até 60% mais eficiente que a da geração anterior. E que a CPU é a mais poderosa já utilizada em uma plataforma Qualcomm.

Aliás, o antecessor, o 850, primeiro desenvolvido pela Qualcomm visando apenas os PCs sempre conectados, vai continuar no mercado. O 8cx não é um substituto, mas sim uma opção mais potente para as fabricantes de notebooks.

O 8cx vem com modem 4G ainda, e CPU com oito núcleos, sendo quatro de desempenho e outros quatro de eficiência. E tem suporte a dois monitores 4K simultâneos, além de aceitar porta USB 3.1 de segunda geração e PCI-e de terceira geração.

É basicamente uma melhoria em relação ao Snapdragon 850, mesmo. A Qualcomm também disse que o navegador Firefox terá suporte nativo à plataforma, juntado-se a outros como o Office 365, jogos da Gameloft e vários aplicativos corporativos e de segurança.

Mas ainda há vários apps que serão emulados pelo Windows. Essa ainda é uma área a evoluir nos PCs sempre conectados.

Considerações finais

Ainda não há nenhum dispositivo confirmado com essa nova plataforma, que só deve chegar de fato ao mercado no terceiro trimestre de 2019. A Qualcomm só apresentou mesmo o chipset nessa Snapdragon Tech Summit.

A categoria de PCs sempre conectados ainda é bastante nova, com poucos notebooks no mercado e ainda começando a ser conhecida pelo público. A ideia de oferecer duas plataformas para as fabricantes pode ajudar a popularizar um pouco mais a categoria, com opções mais potentes ou mais baratas para o consumidor, que escolhe conforme o seu tipo de uso.

Você concorda? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários.


19

Comentários

Snapdragon 8cx: plataforma mais potente da Qualcomm exclusiva para PCs
  • Espero que a Qualcomm e Microsoft resolvam os problemas de compatibilidade entre o Windows e a arquitetura ARM, pois a Intel já deu o que tinha de dar(não inova e ainda cobra um absurdo por seus chips), com esse novo Snapdragon quem sabe não tenhamos um bom novo concorrente pro mercado de PCs.

      • Imagine um notebook com conectividade 4G e autonomia de bateria de um Smartphone, seria show. Mais precisa melhorar muito em termos de CPU(principalmente o clock) e GPU(se bem que com uma placa de vídeo dedicada isso não seria um problema).

        • "jogos da Gameloft"...
          Jogos da Gameloft já são jogos mobile... Queria é ver compatibilidade com jogos X86 AAA...

            • tomara que preços sejam competitivos...para melhorar o lado do consumidor com mais concorrencia !!!

                • Se é concorrência da Intel significa 2 coisas.

                  1° Vai sofre muito no início

                  2° Se for bem vai ser muito, mas muito bom pro mercado.

                    • Vou ficar de olho, mas não vou usar nenhum na empresa até ter certeza que terei benefícios concretos e a curto prazo. Não vou servir de beta teste esperando vantagens a longo prazo.

                      *rodar aplicações emuladas do X86 para ARM. É de cortar o coração.

                        • Que chique escrevendo números na forma por extenso.
                          "É basicamente uma melhoria em relação ao Snapdragon oitocentos e cinquenta, mesmo. A Qualcomm também disse que o navegador Firefox terá suporte nativo à plataforma, juntado-se a outros como o Office três meia cinco, jogos da Gameloft e vários aplicativos corporativos e de segurança."

                          • O problema ainda é a incompatibilidade com aplicativos 64 bits e drivers de alguns periféricos.Para um Tablet seria uma boa. Mas a real é que se a Microsoft não pegar os aplicativos mais populares e dar um jeito de jogar eles dentro da loja do Windows, isso ai não vai ter muito futuro não.

                              • Sim! Alguns poucos aplicativos clássicos já estão na loja, como Inkscape, Paint.net, Blender e até o iTunes, mas ainda falta muita coisa, como o Chrome (que provavelmente virá em breve), suíte da Adobe, Audacity, etc. Finalmente estou vendo um potencial de crescimento nessa loja, mas a experiência nela ainda não é boa, tendo vários bugs e inconsistências, o que deixa evidente que a Microsoft deve concentrar esforços em melhorá-la para atrair a atenção dos devs.

                                  • Cara nem me fale...eu trabalho com dvrs e preciso ver videos em quad com várias outras informações que só um aplicativo chamado mdvr player abre....essa porcaria só tem pra Windows x86 e x64. Nem os apps de Android abrem pq eles so servem pra ver online em tempo real então não funciona pra playback....tenho que ficar refém desse Windows bug pro resto da vida!

                                  • Vai ser mais pra uso empresarial mesmo, porque os PCs domésticos praticamente morreram

                                      • O único problema é que ainda é pra trabalhar como auxiliar o Windows 10 bug edition

                                          • Equiparado aos Intel e AMD, está a que nível?

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Windows

                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                            Economia e mercado

                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista