LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, WP! Microsoft confirma morte do Windows 10 Mobile para o final de 2019

18 de janeiro de 2019 58

Adeus, Windows Phone!

O inevitável momento chegou: a Microsoft cravou para o dia 10 de dezembro desse ano a despedida do seu último sistema operacional para smartphones que ainda contava com suporte, o Windows 10 Mobile. Após essa data não haverá mais nenhuma atualização de segurança, ou de quaisquer tipos. Ela irá lavar as mãos.

A empresa já recomenda há algum tempo a migração dos usuários para dispositivos Android e iOS. Quem ainda consegue viver com um Windows Phone tem 2019 inteiro para se adaptar.


O desenvolvimento de hardware com o SO já havia sido suspenso há muito tempo, e a companhia já havia notificado a comunidade de que o sistema não receberia mais novidades, recebendo atenção apenas para correção de falhas.

A notícia não deve pegar ninguém de surpresa: a última atualização do produto veio em outubro de 2017.

Apesar de nunca ter emplacado, o Windows Phone teve momentos memoráveis durante sua existência, com o ápice por ali quando a Microsoft licenciou a marca Nokia e tornou os produtos da finlandesa exclusivos do Windows Phone. Outro ponto alto foi o lançamento do HTC One M8, em uma variante com o 10 Mobile.


Backups poderão ser realizados até 10 de março de 2020, e a restauração deles em dispositivos via nuvem poderá ser realizada até dezembro de 2020.

A falta de interesse em seguir nesse mercado pode acabar se justificando pelo sucesso da dona do Windows em fornecer software para o Android e iOS. A quantidade de apps dela na Play Store e App Store tem crescido nos últimos anos, mostrando que a atuação dela no mercado de dispositivos móveis deverá ser essa daqui em diante.

Qualquer novo desafiante nesse mercado entra em um cenário onde Google e Apple possuem 99,9% dos smartphones rodando seus sistemas. A partir daí fica difícil convencer uma fabricante de hardware a adotar seu sistema, já que elas visam ecossistemas com boa adesão e quantidade de apps. Ao mesmo passo, é difícil convencer desenvolvedores a embarcarem em um sistema sem mercado. E segue-se em um impasse até a morte de um SO.

E você, gostava do Windows Phone? Onde acredita que a Microsoft errou? Conte para a gente nos comentários!


58

Comentários

Adeus, WP! Microsoft confirma morte do Windows 10 Mobile para o final de 2019
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Janeiro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular