LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: soluções de IA da NVIDIA podem ajudar desde a saúde até no transporte

27 de junho de 2019 0

Nesta quarta-feira (26), a NVIDIA realizou um evento para apresentar as suas novas ferramentas destinadas a processamento de Inteligência Artificial para empresas – diferentes das placas gráficas voltadas a gaming. A fabricante de hardware ainda oferece plataformas de solução industrial, a fim de gerar novas programações para a tecnologia.

O TudoCelular conversou com o Gerente Senior da divisão Enterprise NVIDIA na América Latina, Marcio Aguiar, para entender mais sobre essas plataformas de desenvolvimento de IA oferecidas pela fabricante às empresas. Confira a seguir:

De saúde a transporte

Quatro plataformas principais se destacam no portfólio da NVIDIA: a Clara, destinada à saúde; o Drive, para transporte; o Metropolis, de cidades inteligentes; e o Isaac, voltado a robótica.

O destaque fica para a Clara. Com possibilidade de utilizar IA para auxiliar em realização de exames, ela não substitui o médico na hora de dar o laudo, mas permite usar a tecnologia para melhorar as imagens obtidas. Um exemplo é na hora de realizar uma tomografia. A Inteligência Artificial permite, com 10% de contraste, obter uma imagem semelhante a 100% da substância sem o recurso.

Imagem: Divulgação

Já o Drive permite que veículos autônomos tenham mais segurança e trajetos eficientes, por meio de funcionalidades habilitadas para a adição por parte de fabricantes de carros e fornecedores de aplicações para esse tipo de experiência. Uma das possibilidades é criar simulações fotorrealistas para treinamento da plataforma.

Marcio Aguiar ainda destaca o site de desenvolvedores da NVIDIA, local onde é possível encontrar todas essas plataformas.

“Uma das contribuições que a gente tem é o site chamado developer.nvidia.com. Nesse site, qualquer pessoa pode acessar e se cadastrar, para ter acesso às plataformas de desenvolvimento. Seja para a área de transporte, o Metropolis (AI City), a de saúde – Clara –, a de robótica – Isaac –, e você tem acesso ali a várias plataformas de gaming, de HPC. Enfim, tudo que a gente tem de sobra está disponível nessa página.”


Marcio Aguiar

Gerente Senior da divisão Enterprise NVIDIA na América Latina

Imagem: Divulgação
Base para outras criações

É importante destacar que as quatro ferramentas da NVIDIA não entregam um pacote fechado de recursos. A proposta principal é ser plataforma aberta e gratuita para novas criações. Desta maneira, os avanços permitidos por cada setor que utiliza os recursos de IA da marca vão depender dos próprios programadores dos clientes da companhia.

Por outro lado, na parte prática de cada usuário final, a Inteligência Artificial permitirá a realização de tarefas consideradas “repetitivas” e com padrões, enquanto os humanos poderão se dedicar a outras atividades as quais demandam de características de criação.

“A Inteligência Artificial vem para ajudar para otimizar tarefas que um ser humano executa e que são repetitivas. Para que essa pessoa possa fazer também outras tarefas que exijam mais do nosso poder de realmente criar e desenvolver.”

Futuro

A NVIDIA já teria o seu roadmap definido, mas por questões de política interna, a empresa não divulga quais serão os próximos passos para as suas soluções. No entanto, é possível esperar ainda mais evoluções nas suas plataformas destinadas à Inteligência Artificial.

Qual é a sua avaliação sobre as plataformas de IA da NVIDIA? Compartilhe conosco a sua opinião!


0

Comentários

Detetive TudoCelular: soluções de IA da NVIDIA podem ajudar desde a saúde até no transporte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista