LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo recorde! AMD Ryzen 9 3950X com 16 núcleos atinge overclock de 5,4 GHz no Cinebench

02 de julho de 2019 27

Após vencer o rival Intel Core i9-9980XE no Geekbench, o processador AMD Ryzen 9 3950X surpreendeu de novo e bateu recorde mundial no Cinebench R15. O componente com 16 núcleos alcançou um overclock de 5,4 GHz no benchmark.

O resultado foi divulgado pelo usuário do Twitter chamado uzzi38. Os números superam a última marca do próprio modelo da AMD, o qual chegou a atingir 5,275 GHz anteriormente, com tensão de 1.608 V, em todos os núcleos. Confira a seguir:

O número atual foi obtido em uma placa-mãe MEG X570 Godlike – igual ao último teste – e com tensão de 1.776 V – perto do limite de quebra do componente. A CPU marcou 5.501 pontos no Cinebench R15.

Este é um dos três recordes possuídos pelo processador da AMD. O Ryzen 9 3950X ainda é líder no Cinebench R20, com 12.167 pontos, e no Geekbench 4, ao chegar a 65.499 pontos.

Ele está previsto para chegar ao mercado internacional apenas em setembro deste ano, com 16 núcleos, 32 threads e 72 MB de cache. O hardware terá clock entre 3,5 GHz e 4,7 GHz e deverá ser vendido pelo preço de US$ 749 (~R$ 2.875).

O processador AMD Ryzen 9 3950X possui produção com a arquitetura Zen 2 – terceira geração das CPUs mais recentes da marca. Ela seria a responsável por acirrar a concorrência com a Intel e foi abordada em uma coluna Detetive TudoCelular.

Qual é a sua avaliação sobre o desempenho do chip da AMD no Cinebench? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


27

Comentários

Novo recorde! AMD Ryzen 9 3950X com 16 núcleos atinge overclock de 5,4 GHz no Cinebench
  • Oq está faltando e as softhouses de games para pc começar a aproveitar vários núcleos dividindo mais os processos de linguagem de seus jogos. Criando ferramentas melhores para desenvolvimento e só observamos como as empresas de consoles sabem aproveitar bem os hardwares fraco deles. Os jogos de PCs estão vindo muito mal otimizados de umas gerações para cá usando muito hardware para pouca coisa.

      • Sou usuário AMD e estou montando um Intel, não me apego a marca, mas adoro ver esse tipo de concorrência franca, isso só faz bem ao mercado, diminui os preços e trás produtos mais avançados para nós meros consumidores.

          • Sempre gostei da AMD, mas agora ela volta a competir de igual para igual com a INTEL, nós como consumidores só temos a ganhar com está disputa, melhores produtos e preços mais competitivos.

              • Go-go AMD!!! Uso Intel mas quero que a disputa volte a ficar acirrada!!!

                  • Bom ver que o mundo continua evoluindo.

                      • Desktop é uma plataforma moribunda

                        • EXCELENTE NOTIVIA!

                            • Mas essa cota é vinda de um teste controlado de tensão, num laboratório, em condições ideais de teste. Ter um clock muito mais alto só piora o custo do equipamento em geral. Isso fica até inviável em alguns casos. Sou mais ao favor de aumentar o número de núcleos para chegar ao mesmo rendimento, sem estourar em temperaturas.

                                • OK, mas é só "teste" para ver até onde o componente aguenta, eu compararia por exemplo à aqueles recordes de velocidade máxima de uma bicicleta, onde usam inclinação perfeita ou seguindo veículo, acaba tendo um recorde possível, mas só em ambientes controlados.
                                  Para usuários em geral tais "testes" não devem ser levados muito em conta.

                                    • Não tem absolutamente NADA a ver aumentar núcleos invés de subir clock... Estude mais eh minha dica

                                        • O clock ja está no limite, não tem como crescer mais. E vc já olhou quantos processos o seu pc/smartphone roda? Centenas! Agora pense uma só CPU enfileirando todos esses processos. Parabéns, vc tem uma carroça single core de 5ghz!

                                            • Não tenho absoluta certeza, mas na época que eu trabalhava com tecnologia, para não aumentar a temperatura demasiadamente e aumentar o rendimento do núcleo, começaram a distribuir as tarefas para mais núcleos com menor velocidade de clock, o que possibilita ter um sistema de resfriamento mais barato, mas se não é isso, então explica.

                                                • A litografia de 7nm permite colocar mais núcleo no mesmo lugar é daí ele aquece menos é fica mais fácil de resfriar

                                                    • Está certíssimo cara, as empresas após verem que não era viável ficar aumentando sem parar o clock de seus processadores, pois aqueciam demais, começaram a aumentar a quantidade de núcleos e dividindo as tarefas entre eles para garantir um bom desempenho, sem aquecer muito e sem consumir energia demais.

                                                        • Antes de querer dar um de que entende muito do assunto pesquise mais, mesmo que você já tenha conhecimento acima da média sobre o assunto, pra não falar merda. A arquitetura Zen trabalha bem mais fria que os cpus da intel, devido aos 7 nanômetros. É muito provável que temperatura não será um problema mesmo em clicks a 5.4.

                                                            • Antes a atitude que tomei porque primeiro aqui se discute para aprender mais de quem sabe muito mais. Segundo, ninguém sabe tudo e todos erram no conceito, talvez algo que se pensava antes e mudou hoje a forma de pensar. Terceiro, em momento algum entrei numa discussão para dizer que sei mais que os outros e por último, dispenso a sua arrogância, mediocridade e ignorância, pois você nada acrescentou no conhecimento para os outros, pelo contrário e você mesmo mostra como é ser menor que os outros. Tomara que um dia chegue alguém para sair atropelando você em seu conhecimento pífio em outros assuntos, porque de humildade você tem nada.

                                                                • Meu kkk esse clock aí imagino que estavam usando um resfriamento a base de nitrogênio líquido, justamente pelo clock boost do Pc ser 4.7 então sim temperatura sempre é um problema, mas em questão de desempenho, não vai faltar ao procesaador

                                                                  • Ao subir a quantidade de núcleo o componente físico aumenta sua massa de matéria necessário para inserção dos núcleos. Uma frequência maior necessita de maiores tensões elétricas ocasionando sim o aumento de temperatura e sim havendo uma quantidade maior de núcleos maior a temperatura. Assim sendo normalmente um componente com muitos núcleos tem menores frequências. Sou engenheiro computacional. Abraço

                                                                      • Prefiro comentários como o seu Bruno_Tardio. Ajuda a entender melhor as coisas sem ter que mostrar arrogância, como um aqui. Obrigado.

                                                                          • O segredo é achar o ponto de equilíbrio entre geração de calor (clock Vs tensao + qtd núcleos) e a capacidade de dissipação desse calor no componente.
                                                                            O problema do clock alto (e do overclock) é que resistência elétrica aumenta com a temperatura, criando um ciclo vicioso de maior resistência, mais calor, maior tensão, maior corrente, mais calor...

                                                                              • Mas a litografia consegue resolver isso se for bem feita certo?

                                                                                  • E um modo de contornar este problema eh investimento de tecnologias que diminuam os transistos e técnicas para estabelecer a frequência e dissipação de calor para elevar ainda mais os clocks

                                                                                • Nao entendi essa observação sendo que todo teste é feito em laboratório... enfim... falou falou e disse o óbvio. Mas ta registrado...ok

                                                                                Android

                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                Android

                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                Windows

                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                Economia e mercado

                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista