LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Que bonito é! Windows 10X Preview é lançado com interface renovada

13 de fevereiro de 2020 54

Uma prévia do Windows 10X foi liberada recentemente e com ela uma nova interface renovada. As mudanças são grandes se comparadas à versões anteriores do sistema e além disso, elas são bem profundas, afinal, essa versão foi escrita quase do zero e todos os elementos antigos do Windows foram removidos. Vale dizer que o Windows 10X é dedicado a computadores com pelo menos duas telas.

O Windows 10 é um sistema bastante controverso. Enquanto ele está dominando o mercado graças aos novos notebooks que já vem com ele embarcado e novos recursos, alguns ainda confiam mais na estabilidade do Windows 7. Bugs e muitas atualizações demoradas para instalar pecam na eficiência do sistema operacional.

Tela principal do Windows 10X com menu iniciar aberto

O novo sistema operacional é otimizado para telas sensíveis ao toque, dessa forma, ele conta com ícones grandes e evita utilizar textos pequenos. Há suporte para o modo escuro que como no Windows 10, afeta os demais aplicativos do sistema.

Windows 10X em modo escuro. Toque nas imagens para ampliar.

O menu iniciar ganhou uma nova posição por padrão nessa versão, onde os ícones são centralizados na barra de tarefas, que some automaticamente para ocupar menos espaço na tela, se tornando uma pequena faixa. A área de notificações está totalmente remodelada e agora não vai desde a base até o topo da tela mais. O painel de controle também ganhou uma nova cara.

Área de notificações e painel de controle no Windows 10X

Uma coisa importante a se dizer da nova versão é que ela é mais refinada que o Windows 10 em um ponto: não ter resquícios de outros sistemas da Microsoft. Ou seja, aqui não temos dois Painéis de Controle, ícones antigos ou menus no padrão do Windows 7 ou ainda do XP. Tudo foi renovado e até os sons e animações são totalmente novos. Se quiser ver e ouvir essas novidades, veja o vídeo abaixo:

Como essa versão do Windows é dedicada a computadores com duas telas, ele também possuí o modo de telas divididas, onde é possível utilizar dois aplicativos de uma só vez. Entretanto, você deve ter notado que está faltando um botão na área de controle de janelas: o restaurar. As janelas só tem botões de minimizar e fechar aplicativos, isso porque os aplicativos aqui sempre usam a tela inteira, exceto no modo dividido.

No Windows 10X também é possível dividir dois aplicativos em uma tela

O Windows 10X será lançado ainda em 2020, com o Surface Neo, o próximo computador da Microsoft que terá duas telas. É importante dizer que por se tratar de uma versão prévia, o Windows 10X deve sofrer algumas mudanças até a versão final.

Surface Neo com um teclado sobre parte da tela

Se você estiver se perguntando onde baixar o sistema, é importante dizer que, como é uma versão preview, ela contém bugs e não é própria para o uso diário, tanto é que a fonte a utilizou dentro de uma máquina virtual. Não é possível instalar o sistema num computador diretamente. Mas de qualquer forma, você precisa ler as instruções e a documentação da Microsoft primeiro.


54

Comentários

Que bonito é! Windows 10X Preview é lançado com interface renovada
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular