LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Avante! Projeto Windows 10 ARM conquista importantes melhorias no Lumia 950

19 de junho de 2020 18

A Microsoft caiu fora do mercado de sistemas para dispositivos móveis, e mesmo o Surface Duo deverá se amparar fortemente no Android para sobreviver. Nostalgistas, porém, fazem de tudo para manter o Windows "Phone" vivo.

Nos Lumia 950 e 950 XL existe há anos um projeto para fazê-lo rodar o Windows 10 ARM, e recentemente muitos avanços foram conquistados. Atualmente quem toca esse projeto já consegue rodar a Build 19041 (20H1) nos celulares, capaz de rodar aplicações ARM64, ARM e x86 nesses dispositivos.

Mesmo sensores como se proximidade, iluminação, acelerômetro e giroscópio encontram-se funcionais, e apesar de ainda não estar 100% redondo (o que pode ser impossível), hoje em dia é razoável supor que quem detém um desses aparelhos não os vê mais com a mesma utilidade que um dia tiveram, e talvez por isso possa ser interessante se arriscarem nesse projeto (experimental, lembre-se!).


Graças a aplicativos de terceiros é possível desfrutar de uma experiência ainda mais próxima do que a Microsoft um dia ofereceu para celulares: com o MobileShell é possível retomar a barra de navegação, barra de status, notificações e mensagens toast.

Com o WOA Dialer, em alguns territórios é possível se conectar a redes de telefonia móvel para efetuar chamadas nativas. Claro, com uma conexão Wi-Fi é possível usar VOIP.

O projeto suporta ainda troca de mensagens SMS, mas não MMS.

Após esses grandes avanços para os dispositivos Windows Phone, os idealizadores desse projeto sonham em iniciar trabalhos para levar o Windows 10 ARM para celulares Android. Claro, dada a vasta gama de dispositivos nesse segmento, alguns poucos deverão ser selecionados inicialmente.

Vale lembrar, nos anos de ouro do Windows Phone a HTC chegou a lançar uma premissa interessante no mercado: um mesmo celular, mas comercializado em duas versões distantas, que rodavam Android e Windows Phone respectivamente. Você lembra? Conte para a gente nos comentários!

  • O Microsoft Lumia 950 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Microsoft Lumia 950 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

18

Comentários

Avante! Projeto Windows 10 ARM conquista importantes melhorias no Lumia 950
Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Tech

Coronavírus: Brasil chega a 58.314 mortes em 1.368.195 casos confirmados | Relatório diário

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020