Lançamentos 02 Jul
- Atualização (09/07) - PM
Inicialmente lançada para PCs com Windows em maio, a ferramenta Fujifilm X Webcam finalmente foi disponibilizada para o macOS, plataforma desktop da Apple, cumprindo a promessa feita pela firma japonesa em relação ao lançamento nesse sistema para o mês de julho.
Compatível com os navegadores Chrome e Edge, a novidade oferece suporte para uso com aplicativos como o Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, Skype e Messenger Rooms.
Até agora, além da Fujifilm a Canon, Olympus e Panasonic já desenvolveram softwares que trazem funcionalidade de webcam para suas câmeras mirrorless. Os equipamentos devem ser conectados através de um cabo USB ao PC ou Mac para funcionarem, oferecendo uma imagem muito mais nítida do que as webcams comuns durante chamadas de vídeo.
Além da compatibilidade com os modelos citados previamente, o o Fujifilm X Webcam também funciona com todas as três câmeras GFX.
- Artigo original (23/06)
Software da Fujifilm para transformar câmeras em webcams será compatível com macOS em julho
Em tempos de isolamento social, as fabricantes de câmera fizeram um esforço coletivo para que suas DSLR pudessem ser utilizadas como webcams. O salto de qualidade frente a qualquer produto voltado a essa função é considerável, afinal, estamos falando de produtos fotográficos profissionais.
Muita gente tem usado Zoom, Skype, ou outras ferramentas de videochamadas para reuniões de trabalho ou mero divertimento com amigos e familiares. Por isso a iniciativa soa especialmente interessante nesses tempos. Canon e Panasonic já lançaram softwares específicos para essa finalidade, e a Fujifilm as seguiu pouco tempo depois.
Agora, com uma atualização de firmware para algumas câmeras, mais modelos serão suportados no aplicativo para Windows da marca. As X-T200 e X-A7 se juntam a uma lista que já tem as X-H1, X-Pro 2, X-Pro 3, X-T2, X-T3 e XT4.
Além disso, a Fujilifm promete que o app Fujifilm X Webcam se tornará compatível com macOS a partir de julho. Ou seja, quem vive no ecossistema da Maçã e possui uma câmera da marca poderá usufruir de uma qualidade imensa em videochamadas em breve.
Para usar a sua câmera Fujiflim com o software é bem simples: basta conectá-la, ligada, por um cabo USB ao seu computador com o software Fujilifm X Webcam já instalado. A instalação do aplicativo traz consigo os drivers necessários para que o PC passe a reconhecer a câmera não apenas como dispositivo de armazenamento, mas também de transmissão.
Para quem não tem uma câmera profissional, a solução pode estar mais perto do que se imagina: usar ferramentas de videochamada no celular pode ser uma bela - e prática - saída para aproveitar as lentes do seu aparelho, que com certeza oferecem uma qualidade maior que webcams embutidas de notebooks, por exemplo.
E você, está fazendo muitas videochamadas durante esses tempos de pandemia? Conte para a gente nos comentários!
Comentários