LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TOP500: 8 dos 10 supercomputadores mais rápidos do mundo usam tecnologia da NVIDIA

27 de junho de 2020 6

Depois de expandir o número de avaliações gratuitas para uso de GPUs virtuais, a NVIDIA Enterprise anunciou nesta sexta-feira (27) que oito entre os 10 supercomputadores mais potentes do mundo possuem soluções da empresa.

Entre eles, estão sistemas poderosos de Estados Unidos, Europa e China. Eles fazem parte do novo ranking dos TOP500. Após adquirir a Mellanox, agora a NVIDIA está presente em dois terços – ou seja 333 – do total da lista atualizada neste mês de junho de 2020.

De acordo com o diretor da NVIDIA Enterprise para a América Latina, Marcio Aguiar, as tecnologias da companhia auxiliam na aceleração de processamento e na economia de energia em GPUs e sistemas.

“A tendência atual é pesquisadores e empresas buscarem uma maior aceleração para inteligência artificial e analytics. Com GPUs e sistemas que ajudam a acelerar o processamento e economizar energia, a NVIDIA Enterprise auxilia no desenvolvimento da ciência. É por isso também que a última lista TOP500 pode refletir os esforços da NVIDIA Enterprise para democratizar a IA e o HPC.”


Marcio Aguiar

Diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina.

Um dos exemplos citados pela empresa é o NVIDIA Selene, recente inclusão ao cluster de pesquisa interno, o número 2 na lista mais recente do Green500 e o sétimo no TOP500 geral. Ele entrega 27,5 petaflops no benchmark Linpack e possui 20,5 gigaflops/Watt – o único dos 100 melhores a superar os 20 gigaflops/Watt.

Imagem: Reprodução

Brasil no ranking

Na atualização do TOP500, o Brasil está representado com dois supercomputadores na lista: Atlas e Fênix, ambos de propriedade da Petrobrás e montados pela Atos. O primeiro ficou em 57º e possui 136 servidores acelerados por GPUs NVIDIA V100.

Já o segundo está no lugar 83 da lista, como o segundo mais poderoso da América Latina. Ele também é equipado com a mesma GPU e conta com 360 servidores acelerados.

Qual é a sua opinião a respeito do desempenho de componentes da NVIDIA Enterprise em supercomputadores? Interaja conosco!


6

Comentários

TOP500: 8 dos 10 supercomputadores mais rápidos do mundo usam tecnologia da NVIDIA
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 67.964 mortes em 1.713.160 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020