LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Tiger Lake: novos Pentium e Celeron trazem suporte a AVX-512 e GPUs Xe LP

16 de outubro de 2020 9

A Intel causou alvoroço no mercado quando anunciou sua 11ª geração de processadores Tiger Lake para ultrabooks, baseados na litografia de 10nm+++, agora chamada de 10nm SuperFin.

Oferecendo uma arquitetura completamente reformulada com seus novos núcleos Willow Cove, a companhia foi capaz de aumentar significativamente os clocks de seus chips, que agora atingem os 4,8GHz. A grande estrela da família, no entanto, é a nova GPU Intel Xe, primeiro passo da empresa rumo à competição no segmento.

Com o Core i7 1185G7 e seu irmão mais modesto Core i7 1165G7 roubando a cena, dois modelos acabaram passando despercebidos do público em geral. Tratam-se dos novos Intel Celeron 6305 e Intel Pentium Gold 7505, também situados na família Tiger Lake. Apesar de serem processadores de entrada, usados muitas vezes em notebooks bastante básicos, a chegada dos 10nm SuperFin e dos núcleos Willow Cove podem ter tornado esses chips soluções mais atraentes.


Conforme notou o site HDBlog.it nas listagens de cada um dos processadores no site oficial da Intel, alguns recursos muito interessantes estão embarcados nos novos Pentium e Celeron. O primeiro deles é o suporte às instruções AVX-512, um dos recursos que mais tem recebido investimento do time azul em suas CPUs mais recentes. Com elas, esses chips são capazes de acelerar cálculos mais complexos, sendo capacitados de executar tarefas relacionadas à Inteligência Artificial com mais eficiência, por exemplo.

Além disso, os dois modelos são compatíveis ainda com as tecnologias Intel Deep Learning Boost, para tirar proveito das instruções AVX-512, Intel Gaussian e Intel Neural Accelerator 2.0, que podem acabar possibilitando a adição de funções inteligentes, mesmo em aparelhos de entrada. O maior destaque, no entanto, é a presença de uma GPU Intel Xe de 48 EUs, que irá sem dúvida trazer um salto de performance gigantesco em termos gráficos em relação às gerações anteriores.

Ainda que significativamente inferiores, os novos Intel Celeron e Pentium trazem as mesmas melhorias de arquitetura e GPU vistas nos chips Core da família Tiger Lake.

Apesar de básicos, os processadores apresentam especificações que devem ser suficientes para tarefas do cotidiano, especialmente com o boost de performance oferecido pelos núcleos Willow Cove. O Intel Celeron 6305 conta com 2 núcleos e 2 threads rodando a 1,8GHz, acompanhados de 4MB de cache e a Intel Xe de 48 EUs. Já o Intel Pentium Gold 7505 oferece 2 núcleos e 4 threads com clock base de 2GHz e clock boost de 3,5GHz, também trazendo 4MB de cache e a GPU Xe de 48 EUs. Ambos operam com TDP de 15W.


9

Comentários

Intel Tiger Lake: novos Pentium e Celeron trazem suporte a AVX-512 e GPUs Xe LP
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista