LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel detalha Xeon Ice Lake e promete desempenho 30% superior aos AMD EPYC com Zen 2

17 de novembro de 2020 4

O ano de 2020 tem sido bastante sofrido para a Intel, que viu rivais como Qualcomm e principalmente AMD roubarem as atenções em praticamente todas as categorias de processadores do mercado. Enquanto os Snapdragon vem aumentando a presença da ARM em computadores, agora fortalecidos pela Apple com seu Silicon M1, as linhas Ryzen, Threadripper e EPYC vem destronando o time azul em quase todos os segmentos.

A esperança da Intel está agora baseada na mudança para a litografia de 10nm, que começa no início de 2021 com os chips Rocket Lake-S para consumidores e os aguardados Xeon Ice Lake-SP para servidores. Agora, em recente apresentação transmitida pela gigante de Santa Clara nesta semana, mais detalhes dos chips para servidores foram divulgados, com promessa de desempenho até 30% superior em comparação aos AMD EPYC Rome baseados na arquitetura Zen 2. No entanto, há um porém.

A linha Xeon Ice Lake-SP é sucessora da família Cascade Lake e a primeira da Intel voltada para servidores a adotar o processo de 10nm.

Começando com detalhes do chip demonstrado, temos o Intel Xeon Platinum de nome ainda não detalhado, mas que é baseado na arquitetura Ice Lake de 10nm. Os núcleos por aqui são os Sunny Cove, os mesmos que equipam a linha Ice Lake para ultrabooks, que prometem ganhos nas instruções por clock de cerca de 18% em comparação à geração anterior.

Há diversas novidades, com destaques indo para uma densidade 2,7 vezes maior que os antecessores Cascade Lake, bem como o uso da tecnologia Foveros 3D, de empilhamento de componentes da CPU para maior eficiência, que estreou com os chips Lakefield. Também é possível citar suporte a PCI-E 4.0, além de oito canais de RAM DDR4 a 3200MHz e as instruções AVX-512 da Intel para Inteligência Artificial.

Além dos núcleos Sunny Cove de 10nm, a linha Ice Lake-SP se destaca pela presença da interface PCI-E 4.0 e de oito canais de RAM DDR4 a 3200MHz.

Ainda durante a apresentação, a nova família de chips foi comparada com as CPUs da linha EPYC Rome. A máquina com Intel contava com um Xeon Platinum de 32 núcleos e 64 threads rodando a 2,2GHz e 256GB de RAM DDR4 a 3200MHz, enquanto a plataforma AMD era equipada com um EPYC 7742 de 64 núcleos e 128 threads a 2,25GHz com os mesmos 256GB de RAM DDR4 a 3200MHz.

Nos benchmarks NAMD STMV, Monte Carlo e LAMMPS realizados pela empresa, o Xeon Platinum foi de 20% a 30% mais veloz que o chip AMD. NMesmo que apresentem resultados respeitáveis, todos esses testes são baseados em AVX-512, algo ausente no processador do time vermelho. Quando levamos em conta a eficiência e a performance em testes padrão, o EPYC 7742 deve superar com muita folga a solução Intel, o que mostra seu atraso em relação ao segmento de servidores.

O novo Intel Xeon Platinum de 32 núcleos supera o AMD EPYC 7742 Zen 2 de 64 núcleos, mas apenas em testes com suporte às instruções AVX-512 da Intel.

Também não estamos considerando que a AMD já anunciou sua linha EPYC Milan, baseada na nova arquitetura Zen 3, que deve abrir uma margem ainda mais impressionante em cima dos chips do time azul, conforme mostram testes vazados. Diante disso, a última esperança da Intel pode residir na linha Sapphire Rappids, com lançamento esperado para o fim de 2021, e que deve enfim adotar tecnologias da família Tiger Lake.


4

Comentários

Intel detalha Xeon Ice Lake e promete desempenho 30% superior aos AMD EPYC com Zen 2
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista