LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lançamento próximo! Intel confirma que a GPU Xe-HPG DG2 está em fase de testes com parceiros

02 de julho de 2021 12

Atualização (02/07/2021) - FM

Em um cenário dominado pela AMD e NVIDIA, outra gigante tecnológica aquece os motores para ingressar no segmento de hardware gráfico dedicado. A GPU Xe-HPG DG2, da Intel, é sua aposta para essa iniciativa, e deve trazer modelos com até 16 GB de memória GDDR6, clock em torno de 2,2 GHz e outras especificações de peso em breve.

A empresa forneceu novas informações sobre esses componentes durante a conferência ISC 2021, focada em computação de alto desempenho. Segundo a Intel, o hardware já está em fase de testes com fabricantes parceiras, sugerindo que os processos de design e prototipagem foram concluídos.


Voltada aos gamers, a GPU Xe-HPG DG2 teve detalhes vazados antes de quaisquer declarações oficiais da Intel. Em abril, as supostas primeiras imagens do hardware foram divulgadas e indicaram algumas especificações, como a interface PCIe com slot duplo de 6 + 8 pinos e potência esperada entre 225 W e 275 W.

Os rumores, contudo, indicavam que as primeiras placas de vídeo seriam apresentadas em meados do segundo semestre de 2021. Agora, levando em consideração o período de testagem, é provável que entrem em produção e sejam lançadas em janeiro de 2022, provavelmente durante a próxima edição da CES.

Vale ressaltar que o fato de amostrar a GPU DG2 para empresas parceiras denota que a Intel está distribuindo a versão para dispositivos móveis do chip, portanto, as informações prévias fornecidas por insiders podem revelar uma variante menos poderosa que as plataformas para desktop, que apontam um desempenho semelhante à GeForce RTX 3070 da NVIDIA.

Texto original (18/06/2021)

GPU Xe-HPG DG2 da Intel é testada e apresenta desempenho semelhante à NVIDIA e AMD

Revelada no começo do mês pela Intel, a GPU Xe-HPG DG2 foi anunciada com a proposta de ser o novo modelo topo de linha da família Iris Xe, que nos últimos anos apresentou melhorias significativas, apresentando bons resultados nos testes de benchmark. O mesmo foi mantido no recente lançamento, em que a Xe-HPG se equiparou a alguns modelos populares no mercado, como a NVIDIA GA104 e AMD Navi 22, por exemplo.

Os testes foram realizados por um usuário desconhecido, que revelou nesta semana alguns resultados obtidos durante o comparativo de duas SKUs distintas, sendo o Intel Xe-HPG DG2 com 448 EU e o outro 128 EU. É importante ressaltar que não foi informado em qual programa o comparativo foi feito, logo, não sabemos quais os critérios foram utilizados.

Testes de desempenho

Em termos de desempenho foi observado que o Xe-HPG DG2-448 EU apresentou uma performance próxima ao modelo RTX 3070 da NVIDIA, enquanto a versão com 128 EU teve um resultado 12% mais rápido do que a placa GeForce GTX 1650, revelando que a Intel aprimorou sua tecnologia a fim de se posicionar melhor no mercado.

Além disso, o chip DG2 512 EU terá aproximadamente o mesmo tamanho ou um pouco maior do que as GPUs NVIDIA GA104 e AMD Navi 22, fazendo com que a Intel se torne mais competitiva se reduzir o preço de suas GPUs, visto que mesmo com o avanço a empresa ainda é superada pelos concorrentes.

Você prefere Intel, AMD ou NVIDIA? Possui alguma placa de vídeo dedicada no seu PC? Conta pra gente, comente!


12

Comentários

Lançamento próximo! Intel confirma que a GPU Xe-HPG DG2 está em fase de testes com parceiros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista