LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

VAIO FE14 com Alexa integrada: o notebook como central da sua casa inteligente | Análise / Review

08 de junho de 2022 8

Em meados de maio de 2022, a VAIO atualizou o seu notebook FE14 no Brasil em uma versão com a assistente Alexa integrada. O objetivo foi aproveitar o laptop no gerenciamento da sua casa conectada.

Será que a nova máquina da marca japonesa – representada no mercado nacional pela Positivo – consegue fornecer uma experiência satisfatória ao usuário? O TudoCelular testou uma unidade do produto e conta a você os detalhes nesta análise completa.

Design e conectividade

O VAIO FE14 tem uma construção toda em plástico liso, porém com acabamento mais fosco. Apesar disso, você ainda poderá ver com frequência marcas de dedo na carcaça. A espessura fica perto de 2 cm, enquanto o peso é de 1,55 kg – que oferece uma sensação de ser mais pesado do que poderia para as suas dimensões.

O tamanho dele é relativamente compacto, mas ainda há bordas dispensáveis. A parte de cima da tela abriga a webcam HD 720p em um bloco protegido. Você consegue fechar e abrir a câmera quando for usar, para manter a sua privacidade em segurança, porém a qualidade dela é precária e apenas vai te atender a funções bem básicas.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O teclado tem um bom espaçamento entre as teclas e está adaptado ao padrão ABNT2. Também há uma segunda alternativa com números em determinadas letras, para suprir a ausência de um bloco apenas numérico.

Ele não possui qualquer retroiluminação, mas as letras impressas são de cor oposta ao do material, a fim de gerar um contraste e melhorar a visualização mesmo no escuro. A peça tem resistência a derramamento de água, para deixar o usuário mais tranquilo caso aconteça um acidente do tipo.

O touchpad ficou compacto e muitas vezes você sentirá falta de um tamanho maior. A VAIO ainda utiliza os dois botões separados do restante da área sensível ao toque – em uma aparência mais simples –, o que deixa ainda menor o espaço para deslizar o dedo.

Ao menos, a fabricante se preocupou em criar uma inclinação da base ao levantar a tela – algo similar ao que vimos no ASUS Zenbook –, para ajudar tanto no ângulo de digitação como no resfriamento. E por falar no assunto, há saída de calor na parte inferior e na lateral esquerda da máquina, mas mais próximo ao monitor, para não esquentar o seu braço.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

As conexões que ficam próximas a você. Do lado esquerdo, além da entrada de energia, ficam uma saída HDMI, duas portas USB 3.0 e uma USB-C. Já do direito, aparecem um USB 2.0, um slot para cartão SD e um jack de áudio para fones de ouvido e microfone. O FE14 também tem Bluetooth e Wi-Fi de quinta geração, que não decepcionam em conectividade.

Na caixa do produto, nenhum acessório fora do básico. Encontramos o notebook, a fonte, o cabo de energia e o manual de usuário.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com
Tela e som

O VAIO FE14 possui uma tela LCD de 14 polegadas. O painel tem resolução Full HD – 1920 x 1080 pixels – e tratamento antirreflexivo que cumprem bem o objetivo de fornecer grande quantidade de elementos, sem o monitor virar um “espelho” contra a luz.

O aproveitamento frontal chega a 83%, mas como bem falamos, ainda haveria espaço para uma redução maior das bordas. O brilho atende a quem gosta de níveis bem elevados, porém não sentimos um ajuste agradável a quem prefere ter uma luminosidade menor.

Os problemas maiores ficam por conta da calibração de cores e do ângulo de visão. A qualidade do display não é dos melhores e mostra imagens sem um contraste muito preciso. Além disso, a visualização de lado gera grandes distorções no que é exibido.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A fabricante utilizou um sistema sonoro estéreo neste notebook, posicionado acima do teclado. A localização é um ponto positivo, já que você conseguirá ouvir melhor o áudio, principalmente no diálogo com a Alexa.

O problema está na qualidade. A potência não empolga, enquanto as frequências deixam a desejar, em especial nos graves e nos agudos. A saída de som é focada nos médios, o que pode até ajudar a ouvir a voz da assistente da Amazon melhor, porém não vai te ajudar em músicas e filmes, por exemplo.

Baixar o aplicativo do Dolby Atmos, para ter uma equalização melhor, pode ajudar nos ganhos do volume máximo, porém a ferramenta não faz milagre quanto à qualidade do áudio.

Desempenho

O VAIO FE14 vem equipado com um processador Intel Core i5-10210U, acompanhado de 8 GB de memória RAM DDR4 e um armazenamento híbrido composto por um SSD de 128 GB e um HDD de 1 TB.

Na prática, a escolha do processador ainda de 10ª geração deixa a desejar. Você terá potência apenas para tarefas básicas, como uso do pacote Office ou navegação em sites que exigem menos do usuário. Outra perda está nos gráficos, uma vez que as gerações posteriores já trazem a placa integrada Iris Xe.

Já o espaço interno composto por SSD e HDD permitem alternar entre programas e sistema no primeiro – para inicializar mais rápido, algo que acontece com sucesso – e arquivos genéricos no segundo.

No geral, temos uma experiência pensada em tarefas mais básicas aqui. O laptop não tem hardware para aguentar tarefas mais complexas, como pacote Adobe ou mesmo jogos mais leves, mas atende bem a quem quer uma máquina que permita navegar na internet, acessar e-mails e trabalhos de escritório.

O produto já vem com o Windows 11 como sistema operacional, sem grandes aplicativos extras para ocupar o armazenamento.

Alexa integrada

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O grande diferencial deste modelo atualizado do FE14 é justamente a presença da Alexa integrada. Em outras palavras, você terá um aplicativo instalado de maneira nativa com a assistente de voz da Amazon.

Ao configurar a sua conta no notebook, é possível deixar IA sempre ligada, para ouvir os seus comandos de voz. O processamento tem um delay pequeno, mas aceitável. O recurso permite que você torne o seu notebook como a central da sua casa conectada, no lugar de um smart speaker ou uma Smart TV, de forma bastante eficiente.

O ponto negativo é que não dá para incorporar novos dispositivos pelo app para Windows. Ou seja, você ainda ficará dependente de configurar os aparelhos da sua casa conectada pelo aplicativo do celular.

Bateria

O FE14 possui uma bateria de 37 Wh e três células. A fabricante promete até 7 horas de autonomia. Porém, os testes que fizemos não mostraram toda essa quantidade de duração longe da tomada.

Experimentamos em um uso moderado, que alterna entre navegação no Microsoft Edge, produtividade no Word e comunicação pelo Telegram. A bateria aguentou 4 horas e 42 minutos até desligar. O tempo fica abaixo do falado pela marca, além de também não aguentar tanto para um modelo que entrega maior portabilidade.

Já para o carregamento, o adaptador de tomada entrega potência de 40W. Nós testamos uma carga completa, e foi possível obtê-la em um período de quase três horas conectado à fonte. Um intervalo considerado grande para o tempo de duração dele.

Considerações finais

Este notebook claramente serve para tarefas mais básicas de navegação e trabalho. O seu hardware defasado não permite grandes esforços, enquanto o lado multimídia atende pouco a um uso de maior qualidade em tela e som. A bateria até oferece uma autonomia decente, mas ainda baixo do esperado e com um tempo elevado de carregamento.

O que vemos de destaque aqui é justamente o diferencial da Alexa. Assim, você terá a assistente da Amazon disponível de maneira nativa, para controlar os seus dispositivos inteligentes sem sair da frente do seu laptop.

Alexa integradaDesign compactoBluetooth e Wi-Fi de quinta geraçãoPosição dos alto-falantesArmazenamento híbrido
Tela com muita distorçãoSom focado em médiosProcessador defasadoTempo de carregamento

Vale a pena?

O VAIO FE14 com Alexa integrada está disponível no Brasil por meio da Amazon ou na loja oficial da marca, pelo preço sugerido a partir de R$ 3.199. Pelos componentes presentes nele, entendemos que algo próximo a R$ 2.000 seria o custo recomendado para valer a pena a compra dele. Você pode ver ofertas desta máquina nos cards abaixo do texto.

Qual é a sua avaliação sobre o notebook da VAIO com a assistente da Amazon embutida? Interaja conosco!


8

Comentários

VAIO FE14 com Alexa integrada: o notebook como central da sua casa inteligente | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas