LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD fala sobre Ryzen 7000 no Brasil, baixo custo em notebooks e mais | TC Entrevista

22 de agosto de 2022 12

Prestes a lançar sua nova família de processadores no próximo dia 29 de agosto, a AMD tem em um dos seus principais focos os componentes para notebooks, ao atingir um novo pico de participação de mercado em meados deste mês, quando chegou a 27% no segmento mobile.

Para entender esse sucesso da empresa nos laptops e como ela tem se preparado para a nova geração de CPUs, o TudoCelular conversou com a gerente de Consumer da AMD Brasil, Priscila Bianchi, e o especialista em hardware da empresa, Alfredo Heiss.

Priscila destacou o custo-benefício como uma das preferências do consumidor, além da variedade de modelos no portfólio da empresa como uma das estratégias para a expansão no mercado brasileiro. Para a executiva, as expectativas são de um maior crescimento da companhia no setor ao longo deste segundo semestre de 2022 no mercado nacional

Já Alfredo reforçou qual é o segredo para manter um preço baixo de produtos em processadores com alto desempenho: ter um trabalho desenvolvido a longo prazo, pensando no futuro. Ele ainda confirmou que a família Ryzen 7000 ficará disponível no mercado brasileiro ao mesmo tempo que o lançamento global, assim como os antecessores.

Você pode conferir a entrevista na íntegra em texto a seguir, ou ainda acompanhá-la em vídeo, por meio do player acima.

Mercado de notebooks

“A gente vê um mercado potencial muito grande, principalmente com a pandemia, que nós tivemos uma explosão de vendas. E essa demanda continua latente, porque hoje o consumidor está atrás de um equipamento com mais inovação, com mais desempenho. Esse consumidor que tinha um só desktop em casa, ia para a escola, para o trabalho, e lá tinha outros equipamentos. Esse cenário mudou totalmente, e a demanda cresceu. Temos hoje usuários em casa que tem mais de uma, duas, três máquinas, que servem para estudo, trabalho e entretenimento. Então, a AMD enxerga esse mercado potencial, tanto no Brasil quanto global, ainda em crescimento e latente. E nós estamos acompanhando essa demanda, trazendo cada vez mais inovação e performance, para atender a esse usuário que ainda busca inovação e melhores equipamentos, com alto desempenho.”


Priscila Bianchi

Gerente do canal Consumer da AMD Brasil

Prioridade dos brasileiros em notebooks

“A procura do brasileiro é por custo-benefício. Ele quer um equipamento de alta performance, que entregue desempenho com um baixo custo. Hoje, a grande procura do brasileiro é essa. E ele quer um equipamento também que possa suprir toda a demanda. Com a mobilidade, nós temos aí um consumidor que não é mais aquele que usava o computador só para trabalho ou só para estudo. Esse computador agora é usado para estudo, trabalho, entretenimento, e a gente está falando de jogos, de vídeos, de filmes, de séries. O consumidor está em busca de um produto que consiga fazer todas essas atividades mais acessíveis.”


Priscila Bianchi

“Eu vou contar uma historinha por trás dos panos. O custo-benefício é uma preocupação no mercado muito grande. Anos trás, eu trabalhava na parte de suporte ao fabricante. Hoje não estou mais nessa área diretamente como responsável, mas sempre sou convidado para as reuniões de roadmap, justamente por ter atuado há anos. O Brasil é um mercado à parte do resto do mundo. A legislação nossa fiscal é diferente, existem regras – como PPB – para produção local. Então, normalmente, as empresas precisam ser muito assertivas. A gente fala em iniciar uma linha de produção, às vezes é US$ 200 mil. Mais de um R$ 1 milhão. Um investimento muito alto por parte do fabricante. Então, ele quer saber da nossa parte o tempo de vida do produto, qual o mercado que ele quer atingir, vai tentar estender a vida desse produto o máximo possível, para justamente conseguir diluir o preço desse investimento inicial no produto com os anos. E a Pri foi muito assertiva como a AMD tem feito nisso. Primeiro, oferta de produtos com ótimo custo-benefício. E segundo, que vão poder fazer tudo. Uma máquina com um custo legal, que vai conseguir rodar um game casual, um aplicativo mais pesado. Uma série de detalhes que a gente consegue atender com os produtos da AMD de uma forma excelente.”


Alfredo Heiss

Especialista em hardware da AMD

Qual é o segredo para ter custo-benefício?

“Eu coloco como estratégia. Porque o que a gente vê hoje no mercado, o projeto disso foi feito há quatro, cinco anos. O Zen, que hoje é o nosso core base, esse tipo de projeto leva muito tempo para ser elaborado. Hoje a AMD fala tranquilamente que nós estamos na liderança tecnológica e vamos continuar nela até o final de 2024. Porque uma implementação de silício demora muito tempo para ser feita, independente do fabricante. A nossa estratégia tem se mostrado certeira. Não tem um único motivo para responder, mas alinhamento e seguir o roadmap são fundamentais para o mercado brasileiro. Porque você ganha a confiança do meu parceiro, do meu cliente, que são os grandes construtores de laptops. Esse é o meu cliente final, na verdade, porque ele que vai vender o computador para o usuário final. Quando eu conquisto a confiança dessa empresa, você vê o número de plataformas subindo. A primeira geração do Ryzen, o pessoal [falava] ’olha, vamos colocar uma, duas. Poxa, a AMD está cumprindo o que está prometendo. Vamos aumentar o número de plataformas’. Segunda geração, terceira, quarta. Hoje estamos na quinta geração, e não tem mais aquela dúvida: ‘eu vou ter AMD?’. Na verdade, a dúvida hoje é: ‘quantas plataformas AMD eu vou conseguir entregar?’. Então, é um momento único que a gente está, justamente por termos construído isso de sempre entregar maior desempenho com menor custo.”


Alfredo Heiss

“A cada série lançada, a gente consegue entregar mais desempenho, duração de bateria e manter esse custo-benefício. E o cliente percebe isso, tanto os nossos compradores – de componentes e de consumer – como o consumidor final, que começa a indicar para o amigo. O consumidor brasileiro, quando vai comprar notebook – a não ser que seja consumidor de gaming, que já sabe o que quer e conhece a AMD –, o mais leigo, de entrada, vai perguntar para o vizinho, procurar na internet, perguntar para o amigo gamer. E a gente sabe que esse consumidor recomenda a AMD. E muito do que ele usa é isto: ‘olha, com a AMD, você vai ter um custo-benefício melhor. A cada geração, estou trocando meu AMD e te indico a comprar’.”


Priscila Bianchi

Principais características da família Ryzen

“Antigamente, a gente até tinha um pouquinho de linha 3000, 4000, mas esses produtos acabaram. Hoje, o carro-chefe é a linha Ryzen 5000. O que podemos destacar principalmente é o tempo de bateria. A AMD, na arquitetura Zen, teve uma preocupação muito grande com o tempo de bateria da plataforma. Todos os nossos núcleos são de alto desempenho, mas isso não significa que são gastões. Significa que são muito eficientes energeticamente. Você consegue hoje, com esta geração 5000, chegar até 17 horas e meia de duração de bateria. Fora isso, é a única plataforma do mercado, hoje, a entregar até 8 núcleos e 16 threads de alto desempenho. A série 5000 tem entregado até 16% mais desempenho em relação à geração anterior. No multi-thread, entrega até 14% mais desempenho. É uma série realmente revolucionária. A gente tem visto uma tendência do mercado para aumentar o desempenho dos computadores de aumentar o tamanho da bateria e o TDP dos processadores. Em vez de 15W, que é normalmente a dissipação que você trabalha no modelo ultrafino, entregar até 28W. Isso gera mais calor, reduz o tempo de bateria. E esse tipo de desempenho, a AMD já oferece desde a série 4000, desde o processo de 7 nm. É um momento único nosso, que a gente tem conseguido entregar 8 núcleos e 16 threads com o máximo de desempenho. E logo mais, a gente já anunciou lá fora a linha 6000 Mobile, que é um update da geração atual. Hoje a gente trabalha com processadores Zen 3. A série 6000 é Zen 3+. É um Zen 3, mas com suporte a novas tecnologias, como memórias DDR5 e é o primeiro chipset compatível com PCI Express 4, para soluções mobile com placas de vídeo de alto desempenho, você vai ter esse tipo de solução chegando ao Brasil.”


Alfredo Heiss

Estratégias para expansão no Brasil

“A gente tem um mercado ainda latente, em crescimento. E a nossa estratégia para expandir é realmente trazer mais opções para esse consumidor. O meu grande desafio é trazer cada vez mais opções tanto de produtos gaming como não gaming, mais variedades, um portfólio maior de produtos com os fabricantes como ASUS, Dell, Lenovo, Acer, para atender a esse consumidor desde o mais casual, até o consumidor gamer, o entusiasta, o consumidor de criação de conteúdo, engenheiros. A gente tem produtos para atender a toda essa demanda. Notamos um crescimento de 2,5% em relação ao ano passado no mercado gamer. É um mercado que vem crescendo muito e que nós também estamos apoiando. Neste mês de agosto, a gente fez um lançamento do Gaming 3 da Lenovo. E nós temos o Nitro com a Acer em quatro versões, o G15 com a Dell, o ROG Zephyrus com a ASUS. A estratégia é trazer cada vez mais produtos, disponibilidade, inovação e performance para esse consumidor brasileiro. Ele não vai precisar mais ficar importando produto, e sim encontra aqui no Brasil. Consegue comprar direto no site do OEM ou no varejo. Vamos acompanhar o mercado que vem crescendo, estaremos na BGS, essa feira que é tão esperada, onde a AMD lidera no mercado de componentes. Cada vez mais, a gente vem investindo no mercado brasileiro.”


Priscila Bianchi

Vai ter Ryzen 7000 no Brasil junto com o lançamento global?

“Vai sim. A parte de distribuição de produtos no Brasil tem rodado muito bem. Temos conseguido no dia zero do lançamento global. Na verdade, é feito um anúncio um tempo antes, com a data de venda. E alguns sites já começam a realizar a pré-venda antes. O importante é que, nesse espaço de tempo, a parte de importação tem funcionado muito redonda. Então, a gente tem conseguido trazer os produtos para atender ao mercado no dia zero. É um alinhamento com vários parceiros, porque não é só a CPU, né. A gente vai ter agora a linha 7000 para desktops. Não é só CPU. Tem que ter a placa-mãe, para encaixar a CPU; a memória, que é o novo padrão DDR5. Então, todo esse alinhamento é feito com os nossos parceiros, para no dia do lançamento, você ter isso no Brasil.”


Alfredo Heiss

O que esperar da família Ryzen 7000?

“Estamos aguardando os anúncios oficiais dessas datas, mas posso te adiantar é que vai ser uma arquitetura revolucionária. O que a gente espera é que, no mínimo, vai ser aquela sensação de realmente a AMD está trazendo uma nova arquitetura, com muito mais desempenho, novas funcionalidades. Vai ser a troca do Zen 3 para o Zen 4. É um motor mais eficiente. Vai ser o primeiro nosso construído em 5 nm. A AMD adota hoje o padrão de 7 nm para a maioria dos produtos. 6 nm para o Ryzen 6000. E esse produto vai ser o primeiro com a litografia de 5 nm. Eu não posso adiantar muitas coisas, mas é um produto incrível.”


Alfredo Heiss

Dicas na hora de comprar um notebook

“É lógico que é uma parte bem complicada, porque cada um sabe ‘o escorpião que tem no seu bolso’. Primeiro, conheça bem o seu workload, para definir o produto que vai te atender. Preste bastante atenção nas configurações de memória, principalmente tempo de bateria. São informações que estão ali nas letrinhas pequenas, mas você consegue ter isso. Se é um produto que vem com SSD, se ele tem espaço suficiente para as aplicações que você deseja rodar. A gente vê muitas reclamações, ‘poxa, o notebook é muito rápido, mas não tem espaço, porque eu queria editar filmes’, e normalmente o trabalho de edição de filmes precisa de uma área de armazenamento maior. Preste atenção nesses detalhes, conheça o que está fazendo, e aí você entra no portfólio da AMD. Rzyen 3 e Athlon são os produtos para o mercado de entrada, mas não significa que têm baixo desempenho. Hoje, um Ryzen 3 da série 5000 tem 4 núcleos, 8 threads e, com um processo de fabricação de 7 nm, consegue clocks muito altos. Se você for comparar com gerações antigas, ele é um processador que entrega um desempenho a nível de Ryzens maiores das primeiras gerações. O Ryzen 5 já é um produto com 6 núcleos e 12 threads. E ele também tem uma parte gráfica mais agressiva, mais potente, e isso ajuda a ter um desempenho maior. Aplicações que usam ou têm uma carga de trabalho muito grande com 3D, ou rodar games casuais com mais desempenho. E para quem quer o máximo de desempenho, e detalhe, o máximo de tempo de bateria, é o Ryzen 7. Na AMD, quanto mais top o produto, mais eficiente energeticamente ele é. Então, se eu preciso de um tempo de bateria maior, preciso de um Ryzen 7. Maior mobilidade, você tem com os processadores de maior desempenho. E fora isso, é o único produto do mercado com 8 núcleos de alto desempenho e 16 threads. É um produto maravilhoso.”


Alfredo Heiss

“Complementando, nós temos disponíveis no Brasil desde Ryzen 3 até Ryzen 9. Eu acho que o consumidor precisa entender para que vai usar, o que ele precisa. Por exemplo, meu sobrinho estava cursando engenharia e precisava de um produto que conseguisse rodar os programas. A gente identificou que um Ryzen 5 iria atender à demanda dele, ele iria conseguir rodar os dois programas que precisava tranquilamente. E a gente tem algumas pessoas falando ‘não, é somente para acessar a internet, fazer algum trabalho escolar’. Então, a dica aí seria o Ryzen 3. Ele não precisa de um produto tão configurado, se ele vai usar mais para o colégio. Conseguimos atender a toda essa demanda com os fabricantes e temos produtos tanto no online como em lojas físicas. A dica é pesquisar, entender para o que vai usar, buscar na internet, e com certeza ele consegue achar o melhor produto AMD para ele.”


Priscila Bianchi

Expectativas para o restante de 2022

“A gente está com uma expectativa muito boa para este segundo semestre. Nós tivemos um segundo trimestre que foi o melhor para consumer. O recorde de vendas em Q2. A expectativa para o terceiro e o quarto trimestres é continuar crescendo. A gente vem com novos produtos. Q4 a gente já tem Black Friday, Natal e algumas datas que já têm uma demanda maior de vendas. Enxergamos que o mercado ainda está aquecido. Esse consumidor busca novas máquinas. Muitos ainda trocando as máquinas. E para a gente, tem sido muito bom. Conseguimos trazer cada vez mais um mix grande de produtos, com os quatro fabricantes, tanto gaming quanto não gaming. As expectativas são as melhores, de mantermos em crescimento nesse cenário atual.”


Priscila Bianchi

Mensagens aos leitores

“A mensagem é que a AMD está em todo lugar. O que a gente pode falar é: ele com certeza vai encontrar inovação, alto desempenho, alta duração de bateria, performance. Vai conseguir encontrar tanto produto gaming quanto não gaming. E ele pode contar com a AMD, que a cada série, a cada lançamento, a gente vem com melhores produtos. E estamos trazendo para o Brasil cada vez mais rápido, como o Alfredo já falou, vamos conseguir trazer a outra geração no mesmo tempo que global. Que contem com a AMD e possam saber que a gente continua investindo, e a nossa estratégia é trazer cada vez mais desempenho e inovação. Somos líderes no mercado de componentes com games. Temos produtos com placa gráfica para desktops. E para notebooks, para o canal consumer, a gente vem trazendo cada vez informações. Estamos trabalhando muito forte para isso. Contem com a AMD e com certeza vocês vão encontrá-la em todo lugar.”


Priscila Bianchi

“Essa mensagem que ‘a AMD está em todo lugar’, às vezes as pessoas não têm noção [da proporção]. Elas têm uma visão antiga da AMD. E hoje, nós estamos literalmente em todos os lugares. Nos maiores data centers do mundo, Meta, Google. Todos eles usam produtos AMD. Empresas críticas. Estamos nos painéis de aviação. As vidas de pessoas estão na mão da AMD. E com as aquisições das empresas que fizemos, a Xilinx, a Pensando, isso só tende a crescer. Então, esperem grandes novidades por parte da AMD. E a AMD está em todo o lugar, aumentando cada vez mais o seu portfólio e participação no mercado.”


Alfredo Heiss

Qual é a sua avaliação sobre o trabalho que a AMD tem feito no mercado de notebooks? O que você espera da família Ryzen 7000? Compartilhe conosco a sua opinião!


12

Comentários

AMD fala sobre Ryzen 7000 no Brasil, baixo custo em notebooks e mais | TC Entrevista
  • Até hoje ter ryzen dificuldade...nunca vi país de merda...o que cai na boca do povo metem a faca...

      • Uma grande piada. Só falaram inverdades nas soluções entregues no mercado nacional. Só falácias de Marketing.

        • Interessante...

            • Eu não vejo tantas disponibilidades assim como citado na entrevista, fora que o custo benefício não é tão vantajoso quanto colocado, vejo que o mercado brasileiro fica meio de lado quanto a disponibilidade de configurações principalmente notebooks quanto a diversificação e preço menor . Como comparado lá fora a diferença é gigantesca a AMD e seus parceiros tem que trabalhar muito melhor nisso, na questão dos produtos realmente ela não deixa a desejar com a nova linha ryzen , parabéns a Lisa Su e a equipe AMD. Tenho uma empresa a 11 anos e indico muitas soluções AMD.

                • Mano a AMD não cresce no brasil pq a incompetência do mundo mora na AMD Brasil. As respostas desses dois totalmente disconexas com o publico... ryzen 6000 ja existe, faz sucesso e o cara da AMD com uma foto do ryzen 5000, detalhe aquele notebook que ele ta de plano de fundo nem existe no brasil... não tem nenhum AMD Advantage Laptop!!!!! Nos Estados Unidos é vendido Asus Strix G15 a 1600 dolares um notebook com Ryzen 9 5900HX e uma RX 6800M de 12gigas de GDDR6 e não vem pro brasil!!!!!!!

                  No brasil nenhum notebook tem placas de video RX 6000.

                  Incompetente!!!

                    • Fala em custo/benefício mas vem citar Dell G15, Asus Zenphyrus e etc???

                      Quero note de R$2500 com Ryzen 6000 e RDNA2... só isso...

                      Qual a lógica de fabricantes que usam uma APU dessas (com foco em cXb) em note gamer de 10k???

                      Falta pra AMD entrar de vez no Brasil, parcerias pra vir note com Athlon, Ryzen 6000, coisas realmente pra custo/benefício. Tinham que fazer nessa geração o que fizeram com as famigeradas APU A-series... Tinha pra todo lado.

                        • Quero mesmo é ver os preços dos novos ryzens e de placa mãe, e parece que vem bem forte, com preços super altos

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                          Economia e mercado

                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista